Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto prepara programação do Natal Solidário 2018

Hospital Barros Barreto prepara programação do Natal Solidário 2018

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h58

Barros Barreto 746x423

Trabalhadores e gestores do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), deram as mãos para promover o Natal Solidário dos pacientes da instituição. A programação terá inicio no dia de 1º de dezembro, com a montagem da árvore de Natal na Clínica Pediátrica, às 9h, envolvendo as pessoas internadas e seus acompanhantes. O encerramento está previsto para o dia 22, com o cantor Walderley Andrade, no auditório do HUJBB, das 17h às 19h. A expectativa é atender, com doação de brinquedos, mais de cem meninos e meninas.

A psicóloga Rita Duarte e a enfermeira Micheline Benjamim, ambas da Pediatria e integrantes da comissão organizadora, informam que o diferencial da festa natalina deste ano é que todas as clínicas do HUJBB estão envolvidas: Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia e Neurologia e Urologia, além da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

“Para nós, esta programação é um desafio, porque é muito trabalho e não podemos parar o que fazemos na assistência. Não é festa, é uma programação realizada ao longo de uma semana, com atividades psicopedagógicas o dia inteiro, com a participação de todas as clínicas e articulação de algumas enfermeiras e da equipe da Unidade da Psicossocial”, diz Rita.

Ela comenta que a programação é um momento para amenizar o sofrimento dos pacientes, sobretudo dos que estão distantes de suas casas. Para ela, com base em experiências anteriores de comemorações de datas especiais, como o Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, esses momentos se tornam especiais para todos. “É a ocasião que as nossas crianças se sentem amadas”, pontua. A enfermeira Michele completa dizendo que, “de alguma forma, é quando se sentem acolhidos maternalmente, mesmo estando fora do seio familiar”.

Quem puder contribuir com doações de brinquedos, fraldas descartáveis e material de higiene pode entrar em contato com a organização pelos números: (91) 98948-3081 - Rita Duarte, e 98138-8969 ou 98745-3043 - Micheline Benjamin.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.