Página inicial > Ultimas Notícias > Professor premiado internacionalmente realiza palestra em Encontro de Matemática na UFPA

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 18h00

Cartaz Marcelo viana

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), programa semipresencial com oferta nacional, promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o III Encontro do PROFMAT - Belém. O evento, que divulga os trabalhos dos alunos do programa, terá em sua programação uma palestra aberta ao público, ministrada por Marcelo Viana, professor renomado no âmbito da Matemática Nacional e Internacional, na próxima quinta-feira, 30.

Com o tema “Panorama Atual da Matemática no Brasil”, a palestra a ser ministrada pelo professor dr. Marcelo Viana é a mais aguardada desta terceira edição do evento. O pesquisador é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e seu trabalho está centrado nas áreas de sistemas dinâmicos, teoria ergódica e teoria das bifurcações. Ele também é editor de diversas revistas de circulação internacional, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS e membro correspondente das Academias de Ciências de Portugal e do Chile.

Encontro PROFMAT - O evento tem por objetivo divulgar os trabalhos dos alunos de Belém, os quais são desenvolvidos para contribuir com o desenvolvimento e com o aprimoramento do ensino de Matemática, deixando o Estado do Pará em sintonia com os desenvolvimentos mais recentes da investigação Matemática, no âmbito nacional e até mesmo internacional.

Além de expor os trabalhos de seus alunos, o encontro visa discutir questões relacionadas ao Mestrado Profissional em Matemática, abordar as expectativas do Programa, quanto à atual conjuntura do País e à aprovação e implantação de três novos polos na UFPA, ampliando o alcance do programa no Estado do Pará, entre outros assuntos.

Palestrante - O professor dr. Marcelo Viana foi membro do conselho deliberativo do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU), coordenador científico da União Matemática da América Latina e do Caribe (UMALCA), além de diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), instituição que faz pesquisa de ponta e organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Seu extenso currículo também inclui ter sido membro do comitê executivo da IMU, coordenador do comitê assessor de matemática e estatística no CNPq (por duas vezes), representante da área de matemática, probabilidade e estatística na CAPES e na FAPERJ, chefe do escritório regional na América Latina da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), vice-presidente da SBM e presidente do conselho gestor do PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Recebeu o Prêmio TWAS - Third World Academy of Sciences (Academia de Ciências do Terceiro Mundo), em 1998; Prêmio UMALCA, em 2000; Prêmio Ramanujan, em 2005; Prémio Universidade de Coimbra, em 2007; Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2008; e Prêmio Louis D., em 2016.

Palestra Panorama Atual da Matemática no Brasil
Data: 30 de novembro de 2017
Local: Auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia – PGITEC/UFPA
Aberta ao Público