Página inicial > Ultimas Notícias > Grupos de Pesquisa realizam seminário sobre línguas, culturas e diversidades amazônicas

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h01

gelcia

Ocorre, na próxima semana, dia 4 de dezembro, das 14h às 18h, no Auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, o Seminário sobre Língua, Diversidade e Ensino na Amazônia. O evento conta com palestras e discussões relacionadas às línguas, culturas e diversidades amazônicas. O seminário é aberto ao público e, para se inscrever, basta enviar um e-mail com o nome completo para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação oferece certificação, com carga horária total de 8 horas.

No evento, serão apresentadas pesquisas de professores e alunos da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Letras. As palestras serão ministradas pelos professores Ana Vilacy Galúcio, Angela Chagas, Fátima Pessoa, Gessiane Picanço, Marília Ferreira, Marília Freitas e Sidi Facundes. Os estudos abordam temáticas voltadas para descrição e análise de línguas indígenas, português indígena, literatura indígena, concepção e produção de materiais didáticos e ensino de línguas indígenas, planejamento e política linguística, ensino de português e análise do discurso. Seu objetivo é divulgar para a comunidade acadêmica as pesquisas, as atividades de extensão e ensino desenvolvidas por docentes e por discentes desses grupos de pesquisa e seus projetos, todos relacionados à diversidade linguística e cultural da Região Amazônica.

Segundo o coordenador do Grupo de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas, professor Sidi Facundes, os temas abordados provocam reflexões sobre o preconceito linguístico e cultural. “Em um momento político em que algumas pessoas perderam a vergonha de expressar publicamente preconceitos que outrora guardavam para si, é cada vez mais importante que o conhecimento científico relacionado à questão da diversidade linguística e cultural saia dos gabinetes dos pesquisadores e seja compartilhado com a comunidade acadêmica em geral para, então, sair dos muros das universidades”, afirma o professor.

O seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas (GELCIA), pelo Grupo de Estudos Aruák (GEA), pelo Grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (Dodelin), pelo Programa de Educação Tutorial (PET Letras) e pelo Projeto PROINT "A Universidade nas Aldeias e as Aldeias nas Comunidades".

Seminário sobre Língua, Diversidade e Ensino na Amazônia
Local: Auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA