Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade recebe curso de Gestão de Riscos promovido pela Associação dos Servidores das Auditorias, do MEC

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h25

29 11 2017 capacitacao em gestao de riscos Foto Alexandre Yuri 02

A Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (Fonai-MEC), em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), ofereceu, no período de 28 a 30 de novembro, o curso de Gestão de Riscos e Controles Internos com enfoque na gestão, de forma regionalizada e destinado a multiplicadores. O curso, ofertado na UFPA, é o terceiro de sete previstos, dos quais, este foi direcionado para universidades e institutos federais da Região Norte.

Com o objetivo de aprimorar a atividade de Auditoria Interna das universidades, dos institutos federais e de demais órgãos vinculados ao MEC, a Associação Fonai-MEC realiza, semestralmente, a Capacitação Técnica das Auditorias Internas do Ministério da Educação (FONAITec), que, além de propiciar a qualificação dos participantes, tem se tornado uma importante ferramenta de integração entre os servidores que atuam nas auditorias internas das IFEs, uma vez que, além das capacitações oferecidas, permite a importante troca de experiências, agregando ainda mais valor às futuras atividades a serem desenvolvidas.

O curso de Gestão de Riscos e Controles Internos foi realizado no período de 28 a 30 de novembro, na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da UFPA, visando sensibilizar os gestores da Administração Pública, quanto à importância da gestão de riscos e dos controles internos administrativos, treiná-los e prepará-los para o gerenciamento de riscos.

29 11 2017 capacitacao em gestao de riscos Foto Alexandre Yuri 03No dia 29, a programação foi dividida em dois momentos. Na primeira parte do curso, aconteceu uma aula prática em duas das salas do Capacit e, a partir das 14h40, foi realizada a aula teórica no auditório. As aulas foram ministradas pelo auditor de Finanças e Controle da CGU, Enzio Eichhorst de Mattos. Além do professor, estava presente ao evento o auditor Interno da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e presidente da Fonai-MEC, Jeferson Alves dos Santos.

Objetivo - Segundo Enzio Eichhorst de Mattos, a gestão de risco é uma estratégia para otimizar a gestão pública e torná-la mais eficaz, para que esta atinja melhor os seus objetivos. Ao trazer a questão da gestão de risco para a gestão pública, o beneficiado é o cidadão.

“O curso é promovido para que se dissemine uma nova cultura nas instituições públicas, de uma forma geral, e nas universidades federais, de uma forma mais específica. Nós geramos a ideia de que é preciso criar essa nova cultura, de uma gestão mais moderna, mais inteligente. Nesse sentido, estamos trabalhando com pessoas que podem ser multiplicadores e difundir essa cultura onde trabalham”, explica o professor.

Além de capacitar os servidores nas áreas de gestão e auditoria interna, para que consigam elaborar e fazer a gestão de risco efetivamente, o curso pretende tornar seus alunos multiplicadores nas suas instituições, levando o conhecimento aprendido em sala e divulgando internamente.

“Participam do curso gestores das principais áreas envolvidas diretamente com a gestão de risco. Nós convidamos chefes de gabinete, pró-reitores de planejamento, de administração e as auditorias internas das instituições, tendo em vista o convênio com a Associação dos Auditores”, conta o presidente da Fonai.

29 11 2017 capacitacao em gestao de riscos Foto Alexandre Yuri 01Região Norte - A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Raquel Borges, explica que a realização do curso de Gestão de Risco na UFPA surgiu de uma parceria entre a Fonai, a CGU e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). “Uma universidade recebe e dá toda a estrutura para a realização do curso, no caso a UFPA, onde está sendo promovido para universidades e institutos federais não apenas do Pará, mas também de todo o Norte”, acrescenta.

Kleomara Gomes Cerquinho, uma das alunas presentes ao curso, que trabalha como pó-reitora de Planejamento da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), diz que os funcionários da UFAM que participaram do curso de Gestão de Riscos têm a intenção de multiplicar as informações com atividade promovida pela Controladoria, replicando esses cursos em sua universidade.

“Atualmente, nós estamos sendo mais cobrados pelos órgãos de controle dentro do Executivo público, então essa disposição da Controladoria em ensinar como analisar os riscos organizacionais é importante para podermos diminuir os problemas e usarmos os recursos que chegam à Universidade de forma mais otimizada, mais próxima da sua finalidade, que é pesquisa, ensino e extensão”, completa a pró-reitora.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Yuri