Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto participa de campanha de combate ao câncer de pele

Hospital Barros Barreto participa de campanha de combate ao câncer de pele

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h49

Campanha Dezembro Laranja

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, neste sábado, 2, pelo 18º ano consecutivo, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Cerca de 3 mil dermatologistas voluntários fazem consultas gratuitas em 129 postos de atendimento, em 24 Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Denominada Dezembro Laranja, a ação deste ano tem como slogan “Se exponha, mas não se queime”, com o objetivo de conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrente da exposição excessiva ao so, sem proteção.

Em Belém, o Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do seu atendimento no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)/ do Complexo Hospitalar da UFPA/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aguarda a presença das pessoas no horário das 8h às 14h. Nesse período, acontecem diversas ações. “Trabalharemos a educação em saúde e o combate à doença, com informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população”, explica a coordenadora do serviço e da campanha local, Rossana Veiga.

Segundo informações da SBD, o câncer da pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos só neste ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre, entre 10h e 16h.

O Serviço de Dermatologia da UFPA está localizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto

Endereço: Rua dos Mundurucus, 4487, bairro Guamá.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Arte: Sociedade Brasileira de Dermatologia