Página inicial > Ultimas Notícias > Produção musical da UFPA é celebrada no 44˚ Encontro de Arte

Produção musical da UFPA é celebrada no 44˚ Encontro de Arte

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h48

enarte

Há 44 anos a Escola de Música da Universidade Federal do Pará oferece à comunidade paraense o Encontro de Arte (ENARTE), momento de celebração musical através de recitais e shows gratuitos em diversos espaços artísticos de Belém. Por meio do ENARTE, a Escola de Música da UFPA (EMUFPA) mostra o melhor da sua produção anual. Este ano a programação, que acontece de 30 de novembro a 09 de dezembro, é constituída de grupos musicais formados por professores, convidados e alunos de cursos técnicos, livres e projetos de extensão da EMUFPA.

Cerca de 30 apresentações irão acontecer em diversos locais, como o Theatro da Paz, Teatro do Sesi, Sesc Boulevard, Auditório da EMUFPA, Espaço São José Liberto, Igreja de Santo Alexandre, além de espaços da própria Universidade, como o Hall da Reitoria e o Auditório do ICB. A programação musical desta edição é bastante diversificada, buscando atender a diferentes expectativas do público.

"O ENARTE é um espaço musical democrático no que diz respeito aos gêneros e estilos musicais. A programação prevê apresentações de música erudita (Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, grupos camerísticos diversos, canto lírico e outras formações), popular (Batalha das Bandas, EMUFPA Jazz Trio, Tropicália 50 anos, jazz bands e outros), e ainda apresentações cujo repertório não admite uma clara definição entre erudito e popular (Grupo de Percussão, Banda Sinfônica, Coral de Saxofones)", afirma Carlos Pires, vice-diretor da Escola de Música.

Enarte Acadêmico - Uma das novidades desta edição é o ENARTE Acadêmico, que antecedeu a programação artística. Durante os dias 29 e 30 de novembro foram apresentadas 25 comunicações científicas sobre Projetos de Pesquisa e Extensão realizados no ano de 2017. Embora esta primeira versão tenha incluído apenas trabalhos submetidos por professores, toda a comunidade foi convidada a conhecer a produção acadêmica da Escola de Música, que envolve as áreas da educação musical, musicologia, execução musical e composição musical.

Para o Prof. Adalberto Teixeira, coordenador geral do evento, "há uma grande perspectiva de ampliação do evento para o próximo ano, abrindo a participação para todos os interessados em apresentar trabalhos nas subáreas da música".

44˚ Encontro de Arte - ENARTE

Data: Até 09/12
Locais: Theatro da Paz, Teatro do Sesi, Sesc Boulevard, Auditório da Escola de Música da UFPA, Espaço São José Liberto, Igreja de Santo Alexandre, Hall da Reitoria e Auditório do ICB (UFPA).
Programação completa aqui.

Testo e arte: Divulgação