Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe simpósio "Democracia, Mídia e Conflitos Sociais"

UFPA recebe simpósio "Democracia, Mídia e Conflitos Sociais"

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 18h13

Facom simposio democracia

No dia 14 de dezembro, o Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA) receberá o Simpósio "Democracia, Mídia e Conflitos Sociais". O evento busca promover reflexão sobre as relações entre democracia, reconhecimento e conflitos e o papel da mídia como espaço de disputas e de mediação entre o Estado e os grupos sociais.

Programação - O evento contará com um painel sobre reconhecimento, democracia, vulnerabilidades, tecnologias e populações tradicionais, pela manhã. Entre os painelistas: Danila Cal, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), Democracia e Democratização da Comunicação e da UFPA; Leandro Lage, da Universidade da Amazônia (Unama); e Janine Bargas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). À tarde, a professora titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG e também integrante do INCT, Rousiley Maia, convidada especial, realiza a conferência "Sistema midiático, reconhecimento e conflitos sociais".

Segundo a pesquisadora Danila Cal, o evento é importante porque aborda uma teoria fundamental para pensar os fenômenos políticos contemporâneos, que é a Teoria do Reconhecimento. Segundo ela, "essa teoria nos propõe pensar que as questões políticas não têm apenas elementos relacionados à redistribuição, mas também conflitos ligados a posicionamentos identitários, a questões relativas aos sujeitos, ao fato de como eles lidam com desrespeitos nos âmbitos íntimo, do direito e da estima social", explica.

Parcerias - O evento é uma realização do INCT em parceria com os grupos de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa/UFPA) e Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), a Faculdade de Comunicação (Facom) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA.

O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação congrega pesquisadores nacionais e internacionais e tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no País. Mais informações sobre o Instituto em: www.institutodademocracia.org

A programação do dia 14 de dezembro será transmitida ao vivo pela fanpage do Compoa (https://www.facebook.com/grupocompoa/) e é voltada a estudantes, pesquisadores e demais interessados nos temas tratados.

Simpósio "Democracia, Mídia e Conflitos Sociais"

Data : 14 de dezembro de 2017, quinta-feira
Hora : Das 9h às 17h
Local : Auditório do Instituto de Letras e Comunicação - ILC/UFPA - 66075-110, Rua Augusto Corrêa, Guamá, Belém, Pará