Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Bragança recebe colóquio sobre sociabilidade na antiguidade

Campus Bragança recebe colóquio sobre sociabilidade na antiguidade

• Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 18h05

evento bragança

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), promove, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o I Colóquio Internacional sobre a Cidade e Sociabilidades na Antiguidade em Bragança. O evento, que será realizado no auditório do Campus Bragança, abordará a importância da cidade na Antiguidade, além de incitar um importante debate sobre a questão patrimonial e arqueológica.

Essa edição do evento trata da primeira iniciativa, na Região Amazônica brasileira, de divulgação das pesquisas no campo da História, Arqueologia, em especial nas áreas de Antiga e Medieval. Assim, a programação pretende contribuir para a consolidação dos estudos e pesquisas sobre a Antiguidade e o Medievo na Região Norte do Brasil.

De acordo com a organizadora do evento, professora Roberta Alexandrina da Silva, o evento é fruto de uma cooperação internacional firmada com o título: "Cotidiano, Sociabilidades e Usos dos Espaços no Império Romano", financiada pela Capes. Ainda segundo a professora, participam do acordo a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Estadual do Ceará (UFCE); do qual participam docentes e discentes do Brasil e de Portugal.

“A comunidade acadêmica terá o deleite de participar de debates que envolvem temas, como patrimônio, cidade, sociabilidades e arqueologia. Mesmo sendo direcionado para a Antiguidade, o evento tem vários direcionamentos epistemológicos e metodológicos”, declara a professora.

Inscrições - Apesar de discutir temas como Arqueologia e Antiguidade, o evento é aberto para todos os públicos. Os interessados devem realizar as inscrições por meio de um depósito bancário. O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que a inscrição seja autorizada.

Programação - Temas como Antiguidade, Arqueologia em Bracara Augusta, Portugal sobre a influência do Império Romano, Antiguidade Tardia, Cidades, Sociabilidades e Religiosidades serão centrais durante todo o evento. Para conduzir as discussões, foram convidados os professores Catedráticos da Universidade do Minho, Portugal, como a profa. dra. Maria Manuela dos Reis Martins e o prof. dr. Luís Fontes.

Além disso, o evento contará com a participação do professor Gilvan Ventura da Silva, titular de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de ser um dos fundadores do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFES, em Vitória, no Espírito Santo. Um dos grandes pesquisadores brasileiros trabalha com o tema como Antiguidade tardia e Império Romano.

Data: 5 a 7 de dezembro
Hora: 10h às 21h
Local: Auditório Campus Bragança
Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (027) 981272323.

Texto: Caio Maia - Assessoria de Comunicação da UFPA