Página inicial > Ultimas Notícias > Diversidade na Amazônia é tema da VI Jornada de Estudos em Psicologia na UFPA

Diversidade na Amazônia é tema da VI Jornada de Estudos em Psicologia na UFPA

• Publicado: Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 18h28

capa jepsi
Tendo como tema “Psicologia e Cultura: Reflexos e Reflexões sobre a Diversidade na Amazônia", professores e alunos da Faculdade de Psicologia vão promover, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a VI Jornada de Estudos em Psicologia (JEPSI) da UFPA. A programação do evento será composta por mesas-redondas, sessões de Comunicação Oral, exposição de pôsteres, entre outras atividades.

Como tradição, a Jornada de Estudos em Psicologia continua a oferecer espaços para o diálogo entre estudantes, professores, psicólogos e demais profissionais interessados em temáticas que fazem interface com a Psicologia. Segundo a coordenadora geral, professora doutora Milene Veloso, o evento foi desenvolvido com um caráter transversal e tem como objetivo refletir sobre a diversidade étnica e cultural na Amazônia e o papel da Psicologia nesse debate.

“Sabe-se que a atuação na área da Psicologia precisa estar conectada com a realidade, o que nos desafia a refletir sobre novas demandas sociais, entre elas a diversidade cultural e suas implicações para a Psicologia como ciência e profissão, por isso a JEPSI foi desenvolvida desta forma”, explica a professora.

Programação - No primeiro dia de evento, 12 de dezembro, serão realizadas a mesa de abertura, com as presenças do diretor da Faculdade de Psicologia, professor César Quaresma; do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, professor Paulo de Tarso; e da Reitoria, o professor Nelson de Souza Jr, pró-reitor de Extensão. Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Racismo e Diversidade étnica na Amazônia”, com a participação de Zélia Amador, Miriam Dantas e Analu Santos.

Na parte da tarde, após as sessões de pôsteres, será realizada a mesa sobre “Suicídio e Saúde Mental do Estudante”, em que estarão presentes o psiquiatra Kleber Macedo, o psicólogo Reno Mendes e Glenda Leão; e sessões de Comunicação Oral, com os eixos “Psicologia e Saúde” e “Psicologia Social e da Saúde”.

No dia 13, acontecem a mesa “Desenvolvimento Biopsicossocial na Amazônia”, com a participação das professoras Simone Silva, Ligia Simonian e Hilma Khoury; o lançamento do livro Viver bem a Velhice, de Hilma Khoury; a mesa “Visibilidade Trans”, por Ian Vasconcelos, Lyah Corrêa e Diego Guimarães; a atividade cultural “DragsShayraBotero e Joe Hera”; sessões de Comunicação Oral sobre “Psicologia da Saúde e Pesquisa em Psicologia”, “Psicologia e Educação”, “Psicologia Social e Pesquisa em Psicologia”; a sessão de pôster 2; e a mesa “Violência na Amazônia: do campo às cidades”, por Mario Tito Almeida, Leone Azevedo e Representante do DCE.

No último dia, quinta-feira, 14, serão promovidas a mesa “O Feminismo nas Ciências e as diversas perspectivas”, com a participação das professoras Telma Amaral, Sandra Menezes e Camila Kullkamp; a sessão de pôster 3; a mesa “Políticas Públicas de Assistência Psicossocial”, com Lia Botega (CRAS- Cremação), Andrea Mendes e Vera Lúcia Souza (técnica, de Referência em Saúde Mental); sessões de Comunicação Oral sobre “Psicologia e Saúde”, “Psicologia Social e da Educação” e “Psicologia e Educação”; a conferência “Diversidade Cultural na Amazônia: Um Estudo Psicanalítico”, pela professora. Suzana Pastori; e o encerramento, com a Banda DeadNow, formada por estudantes da Faculdade de Psicologia.

Inscrições – As inscrições para a VI Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA devem ser realizadas preenchendo o formulário no site do evento. As inscrições on-line encerram-se às 23h59 do dia 10 de dezembro.

O evento conta com inscrições solidárias, com a arrecadação de alimentos não perecíveis para a comunidade Piriquitaquara, localizada na ilha do Combu. Para receber o kit de credenciamento (pasta contendo caneta, bloco de notas, etc), é necessária a doação de algum item no ato do credenciamento. .

VI Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA

Data: 12, 13 e 14 de dezembro de 2017
Local: Auditório Setorial Básico I e do ICB da UFPA
Hora: início às 8h