Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Tela Crítica apresenta filme e debate sobre as ideias defendidas por Karl Marx
Início do conteúdo da página

Projeto Tela Crítica apresenta filme e debate sobre as ideias defendidas por Karl Marx

  • Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 15h34
  • Acessos: 1355

Tela Crítica

O Projeto “Tela Crítica UFPA: O mundo do trabalho através do cinema” apresentará o filme O Jovem Karl Marx, nesta quinta-feira, 14, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Paralelamente à apresentação, será realizado um debate sobre o mundo trabalhista com a professora Patrícia Santos. Para participar, é preciso se inscrever até esta quarta, enviando o nome completo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A exibição emitirá certificados de 4horas/aula aos participantes.

O Jovem Karl Marx - O filme exibido conta a história de Karl Marx durante seu exílio em Paris. Ao longo do drama bibliográfico, é mostrado como o sociólogo criou suas ideias sobre economia e, especialmente, sobre o modo de produção capitalista, com a ajuda de Frederich Engels. O filme é estrelado por August Diehl, Vicky Krieps e Stefan Konarske.

O debate ocorrerá com base nas ideias de Marx, as quais confrontam ideais burgueses e de repressão política: “Iremos debater alguns dos principais conceitos marxianos a partir do filme O Jovem Marx, como burguesia, proletariado, alienação e comunismo. Além disso, buscaremos situar historicamente o momento da vida de Marx retratado no filme, problematizando a distinção feita entre o ‘jovem Marx’ e o ‘Marx maduro’ por parte da crítica marxista”, explica a palestrante, professora Patrícia Santos.

Segundo a professora, “o debate tem como objetivo aproximar o público da tradição marxista de pensamento, introduzindo elementos de sua crítica ao sistema econômico capitalista e apontando para algumas das especificidades do diagnóstico que Marx faz acerca da época moderna”. Assim, de acordo com a palestrante, o evento oportuniza ao público a reflexão sobre a origem e a história do marxismo.

Tela Crítica UFPA - Com o objetivo de valorizar o exercício acadêmico e despertar um olhar crítico nos discentes, o "Tela Crítica: O mundo do trabalho através do cinema" é um projeto de extensão do curso de Ciências Sociais. Para aumentar a criticidade dos participantes, o projeto realiza encontros temáticos regulares, voltados para as trabalhistas. O último debate ocorreu em agosto, com a exibição do filme Brigada 49 (leia mais aqui).

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página