Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Cineclube TRT8 & UFPA incentiva produção audiovisual em escola pública

Projeto Cineclube TRT8 & UFPA incentiva produção audiovisual em escola pública

• Publicado: Sábado, 16 de Dezembro de 2017, 02h04

OficinaAudiovisual

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Waldemar Ribeiro, no bairro Umarizal, em Belém, participaram de uma oficina de iniciação à produção audiovisual, na última quarta-feira, 13. Foi mais uma atividade do Projeto de extensão Cineclube TRT8 & UFPA, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, realizado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem do TRT8.

Quinze estudantes participaram da oficina ministrada por alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. O foco foram os princípios básicos de toda a produção audiovisual, desde a elaboração da ideia de um filme a questões mais técnicas sobre fotografia e edição. Na parte prática da atividade, os participantes foram divididos em equipes e cada uma produziu um filme curto utilizando as câmeras de seus smartphones, com base em roteiros que eles próprios criaram.

O objetivo da oficina é despertar o olhar desses estudantes para o potencial do audiovisual como linguagem artística, de expressão e reflexão. Pretendem, também, mostrar como podem melhorar seus pequenos experimentos audiovisuais com algumas noções das etapas, elementos e fundamentos da produção cinematográfica. A intenção é que em 2018 as oficinas sejam estendidas às outras escolas públicas que fazem parte da rede atendida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem do TRT8, na região metropolitana de Belém.

Cineclube - O Cineclube TRT8 &UFPA é um projeto de extensão do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Angela Gomes, e executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem do TRT8, coordenada pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

Texto e foto: Divulgação