Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos promove o Minicurso “A Poética em Morte em Veneza”

Casa de Estudos Germânicos promove o Minicurso “A Poética em Morte em Veneza”

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 15h43

Literatura germânica

Nietzsche, Schopenhauer, Kafka, Marx, Hegel. A literatura alemã é uma das mais aclamadas e está ligada ao processo de origem e consolidação da cultura ocidental. Thomas Mann, pertencente à tradição de grandes escritores do país, possui uma vasta recepção e fortuna crítica às suas obras, como A morte em Veneza (1912). E, nesta quarta-feira, 20, o Minicurso “A Poética em Morte em Veneza”, promovido pela Casa de Estudos Germânicos (CEG), discute a criação do autor. O encontro ocorre na sala de vídeo da CEG, no horário das 14h às 18h.

Projeto Littera – Desejando abrir espaço para estudos de literatura germânica e nacional, em 2013, a professora Patrícia Cezar da Cruz apresentou o projeto para a CEG. Desde então, tem promovido minicursos sobre literatura para a comunidade acadêmica e interessados por literatura, em geral.

“O Projeto Littera tem sido um canal de extrema importância para a divulgação da literatura alemã na Amazônia. Com minicursos oferecidos sem nenhum custo para os estudantes, ele é direcionado tanto para os alunos da Graduação em Letras-Alemão como também para todos os interessados em literatura”, conta a professora Lucilia Pinheiro, que será ministrante da atividade.

Thomas Mann – Vencedor do Nobel de Literatura em 1929, Thomas Mann se inspirou na dualidade de sua própria vida para escrever alguns de seus clássicos: de um lado, a origem familiar e o ambiente da ética protestante de Lübeck, sua terra natal; do outro, a influência de sua mãe brasileira o deixou mais fascinado pela literatura e desinteressado pelos negócios.

“Falar sobre a obra de Thomas Mann é importante por dois aspectos. Primeiro, ele é considerado um dos maiores escritores da Alemanha; segundo, por sua descendência brasileira por parte da mãe”, explica Lucilia. Para se inscrever, basta preencher o formulário.

A Morte em Veneza – O livro narra a história de Gustav von Aschenbach, autor experiente e consagrado que prima pela disciplina e perfeição formal. Aschenbach se vê hipnotizado ao conhecer o jovem Tadzio – que o autor enxerga como “o reflexo temporal da beleza eterna”, segundo o crítico Anatol Rosenfeld –, e vive uma paixão platônica e narcisista pelo rapaz. Mann explora no enredo, como em grande parte de suas obras, o papel do artista na sociedade.

Minicurso “A Poética em Morte em Veneza”
Local: Sala de vídeo – Casa de Estudos Germânicos
Data e horário: 20/12/2017, das 14h às 18h
Inscrições: Gratuitas. Acesse o formulário.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA