Página inicial > Ultimas Notícias > Sociedades Brasileiras de História e de Educação em Matemática promovem Seminário de Pesquisa em 2018

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 15h24

5º SIPEMAT

As Sociedades Brasileiras de História da Matemática (SBHMat) e de Educação Matemática-Regional Pará (SBEM-Pará) promovem, com o apoio de cinco Instituições de Ensino Superior do Estado, incluindo a UFPA, a quinta versão do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (5º SIPEMAT). O evento será sediado na Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus Alcindo Cacela, no período de 27 a 29 de junho de 2018, e já está com as inscrições abertas.

O principal objetivo do 5º SIPEMAT é colocar em debate os mais recentes avanços das pesquisas que abordam diferentes contextos da diversidade cultural, nos quais a Educação Matemática mobiliza o movimento de ensino e, consequentemente, de aprendizagem.

O simpósio pretende oportunizar o intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas na área no Brasil e nas relações internacionais; promover a comunicação e o debate sobre estudos, pesquisas, projetos e experiências de profissionais e estudantes interessados na área e desenvolver a Educação Matemática, comprometida com uma intervenção pedagógica qualificada que contribua para a construção de uma sociedade igualitária e democrática.

Segundo o professor do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA Iran Abreu Mendes, o SIPEMAT tem como meta estreitar e consolidar parcerias entre todas as instituições de ensino do Pará que envolvem a área de ensino de Matemática. O evento contará com o apoio científico dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM-UFPA), em Ensino de Matemática (PMPEM-UEPA) e em Educação (PPGED-UEPA).

“Consideramos de extrema importância a presença da UFPA como uma das coorganizadoras do evento, por este realizar o intercâmbio entre pesquisadores locais e de outras instituições, em níveis regional, nacional e internacional, quando couber, proporcionando discussões atuais sobre temas teóricos e metodológicos da pesquisa científica na área da Educação Matemática”, declara.

Confira a programação completa no site do evento.

O Simpósio – Historicamente, o SIPEMAT vem se constituindo em um encontro que nasceu de um debate acerca de questões relativas ao ensino de Matemática, ganhou corpo e ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação Matemática.

Na perspectiva de ampliar as discussões em torno da pesquisa para todas as regiões do País, foi sugerido que o 5º SIPEMAT ocorresse em 2018, na Região Norte, na cidade de Belém. Neste contexto, o Pará será o primeiro Estado da Região Norte do Brasil a realizar este evento. Pretende-se abranger pesquisadores do Brasil, de Portugal, do Canadá, dos Estados Unidos, dentre outros países.

No ano de 2018, serão comemorados os 12 anos de realização do SIPEMAT, que enquadra o evento, de acordo com a classificação do CNPq, na classe dos eventos regulares de grande porte com histórico superior a dez anos. Além disso, amplia o campo territorial de abrangência do evento, com inclusão da Região Norte, especificamente com sua realização na cidade de Belém, que, nos últimos 25 anos, tem mantido uma relação de pesquisa e formação pós-graduada de seus profissionais em Educação Matemática com as Instituições de Ensino Superior do Nordeste.

Inscrição – Podem se inscrever no simpósio pesquisadores, pesquisadores interessados, docentes e discentes dos cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação em Educação Matemática e em áreas afins, e professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio das redes de ensino.

As inscrições devem ser realizadas pelo site, com primeiro lote de inscrições disponível até o dia 31 de dezembro de 2017. O preço da inscrição vai variar conforme os lotes.

Serão emitidos certificados a todos os participantes inscritos e apresentadores de trabalhos no evento.

Mais informações no link (acesse aqui).

Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Data: 27 a 29 de junho de 2018
Local: Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus Alcindo Cacela, bairro Nazaré, em Belém.
Hora: início às 14h

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA