Página inicial > Ultimas Notícias > Aplicativo para smartphone vai auxiliar o monitoramento das andadas de caranguejos

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h38
  • Acessos: 1920

Cardisoma guanhumi

O novo aplicativo Remar Cidadão, recentemente lançado nos Estados da Bahia e da Paraíba, permite que qualquer pessoa registre facilmente as ocorrências das andadas reprodutivas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do caranguejo guaiamum (Cardisoma guanhumi), em qualquer ponto do litoral brasileiro. Este aplicativo de “Ciência-Cidadã” foi desenvolvido por pesquisadores da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos (Remar).

A Remar, coordenada pela professora Karen Diele, da Edinburgh Napier University/ St Abbs Marine Station, da Grã-Bretanha, e pelo professor Anders Schmidt, da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a colaboração de pesquisadores da UFPA, UEAP, UEPB, UFS, UFSB, UFES, UFPR e da UFSC) e do próprio ICMBio (Resexmar Soure), já vem atuando em nove locais, principalmente nas Unidades de Conservação, em vários Estados brasileiros. Agora, com o auxílio do aplicativo Remar Cidadão, a Remar poderá contar com a colaboração de “catadores” (“tiradores”) de caranguejos (e seus filhos), comerciantes, gestores de unidades de conservação, líderes comunitários, fiscais e cidadãos em geral. Assim, qualquer pessoa pode atuar de maneira realmente fácil e rápida informando a Remar quando observarem as andadas dos caranguejos em todo o Brasil.

aplicativo caranguejoAplicativo - O Remar Cidadão é um aplicativo Android, com interface amigável e de fácil utilização, desenvolvido em colaboração com pesquisadores e estudantes do Departamento da Computação do Edinburgh Napier University, e pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (“Remar Cidadão” ou “Remar”). Dentro do aplicativo, o usuário poderá optar pelo Remar Básico, o mais simples de usar, e o Remar Avançado, que permite fornecer informações mais detalhadas. As informações são enviadas diretamente para um banco de dados da Remar para serem analisadas e serão disponibilizadas para os participantes, por meio de um website ainda em construção.

Essa união de esforços mediada pelo avanço tecnológico de um aplicativo inovador para smartphone estará, em última análise, contribuindo para a perpetuação da cultura milenar da coleta de caranguejos e para a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais envolvidas.

José Bernardo Gomes de Jesus, morador local e colaborador da RESEX do Cassurubá (BA), afirmou: “O aplicativo é de fácil utilização e, se cada extrativista com celular avisar os outros e passar as informações daqueles que não têm celular, em breve, todos estarão envolvidos nesta pesquisa muito importante para nós mesmos”.

Essa “força-tarefa” para compreender completamente as andadas de caranguejos tem uma motivação especial.  Durante as andadas, milhares de caranguejos do manguezal saem em massa de suas tocas para procurarem companheiros para o acasalamento. Justamente neste período reprodutivo, essencial para a perpetuação das espécies, os caranguejos ficam mais vulneráveis e podem ser facilmente capturados por qualquer pessoa, mesmo não sendo um catador profissional.

Fases da lua - As andadas parecem ser controladas pela lua, porém a influência das fases lunares sobre o comportamento reprodutivo dos caranguejos ainda não está completamente compreendida. Tipicamente, os caranguejos procuram os companheiros em torno da lua nova e da lua cheia, porém, em certos anos, as andadas ocorrem somente em torno da lua cheia; em outros, ocorrem apenas em torno da lua nova e, mais raramente, existem anos em que as andadas ocorrem em torno dessas duas fases lunares. Por precaução, a captura de caranguejos é proibida em períodos de lua cheia e lua nova. No entanto, quando os defesos ocorrem em períodos em que não há caranguejos andando, os coletores são injustamente impedidos de trabalhar e entram em conflito com os gestores que, por sua vez, também acabam desperdiçando recursos públicos com fiscalizações desnecessárias.

Para solucionar esse problema, é preciso, então, entender as ligações entre o comportamento reprodutivo dos caranguejos e os diferentes ciclos geofísicos para poder prever exatamente quando as andadas ocorrerão ao longo dos 7.500 km de litoral brasileiro. Os pesquisadores da Remar estão conseguindo grandes avanços valendo-se do até então pouco estudado “Ciclo de Desigualdade de Marés de Sizíga”.

Monitoramento - O pesquisador Darlan JB Simith, do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) e do Laboratório de Carcinologia da UFPA/Campus de Bragança, um dos nove colaboradores principais da Remar, vem atuando no monitoramento das andadas reprodutivas do caranguejo-uçá, desde 2013, na Resex Caeté-Taperaçu, localizada no município de Bragança (PA). O doutor Darlan Simith afirmou: “Aqui, na Região Norte, esperamos que a andada reprodutiva do caranguejo-uçá tenha início agora, no mês de janeiro/2018, e, com o auxílio do aplicativo, poderemos, então, obter ótimos resultados provenientes das observações realizadas em diferentes municípios”.

A Remar vem experimentando com sucesso o fornecimento de previsões de andadas de caranguejo-uçá para os gestores da Resex do Cassurubá, município de Caravelas (BA), onde as pesquisas com andadas começaram em 2006, com apoio do Cepene/ICMBio. Espera-se, em breve, fornecer para o ICMBio e o IBAMA previsões confiáveis para todo o Brasil para orientar os períodos de suspensão de captura de caranguejo-uçá. Quanto ao guaiamum, a Remar ainda precisa avançar ainda mais nos estudos das andadas e, para isso, o aplicativo Remar Cidadão será uma ferramenta fundamental.

Texto: Divulgação
Foto: Karen Diele