Página inicial > Ultimas Notícias > FIEAM entrega Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h09

premios

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) promoveu, no último mês, em sua sede, a entrega dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2017. A iniciativa reconhece projetos e instituições sustentáveis, inovadoras e criativas em prol do desenvolvimento da Região Amazônica,

A cerimônia foi realizada no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo e premiou, pelo Prêmio Professor Samuel Benchimol, os três primeiros classificados na categoria Projeto de Desenvolvimento de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica: Projeto “Valorização ambiental de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito rural e capitalização do produtor”, do pesquisador Antônio de Santana, do Pará - 1º lugar ; Programa Amazônia Conectada-Infraestrutura de Telecom para interiorização de políticas públicas na Região Amazônica, de João Guilherme Silva, do Amazonas – 2º lugar; e Leveduras isoladas na fermentação de cacau na Amazônia: da qualidade do chocolate à produção de cerveja, de Alessandra Lopes, do Pará, pesquisadora da UFPA - 3º lugar.

Na categoria Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável, o empresário Mário Expedito Neves Guerreiro será o grande homenageado.

Vencedores do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - Na categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL), os prêmios foram entregues para Jaqueline Bezerra pela proposta Conserva de peixes da Amazônia - jaraqui, matrinxã, tambaqui e pirarucu, idealizado por Jaqueline Bezerra – 1º lugar; Aquaponia: proposta para produção sustentável de alimentos livre de agrotóxico em escala comercial, de Otilene Santos – 2º lugar; e o projeto de Katiane de Souza, do Pará, que trata da Agroindústria de cacau para a fabricação de chocolate artesanal integrado ao ecoturismo na ilha do Combu – 3º lugar.

Na categoria Microempreendimento na Amazônia, o Prêmio Florescer Urbano foi para Rosicléia Bentes, e o Prêmio Florescer Rural  à Banca da Deusa. As homenageadas são do Pará e possuem histórias de empreendedorismo com auxílio do fomento do Programa Amazônia Florescer do Banco da Amazônia.

O Grupo Dedé, da Cachaçaria do Dedé também recebeu a homenagem de “Empresa na Amazônia”. A empresa está há 26 anos no mercado e é genuinamente amazonense. O Grupo Dedé está ampliando seus negócios para todo o Brasil, levando a cultura e a gastronomia amazônica para todo o país. São restaurantes e empórios com produtos de primeira linha, gastronomia em destaque com vasta carta de cachaças e produtos de marca própria.

Jaime Benchimol: projetos de futuro - No total, os prêmios receberam inscrição de 249 projetos, sendo 171 válidos, que passaram por análise do comitê avaliador da 14ª edição de ambos os prêmios. Vinte foram os mais pontuados.

De acordo com o empresário Jaime Benchimol, filho do estudioso Samuel Benchimol, os prêmios visam reconhecer esforços, empresas e pessoas, e incentivar e apostar que alguns projetos tenham futuro. “Vamos continuar a refinar o nosso alcance para acertarmos naqueles projetos que possam ter efetivamente impacto sobre a região, gerando mais atividade econômica, renda, e inovação, aproveitando os recursos de nossa região que seguem sendo subaproveitados. Essa era a preocupação de Samuel Benchimol que está sendo refletida nesses prêmios”, disse.

Os prêmios - Os recursos no montante de R$ 120 mil em premiações são oriundos do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do seu Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Integração Nacional (MI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e Fundações de Amparo à Pesquisa.

Na edição deste ano, os 75 anos do Banco da Amazônia, os 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento receberão homenagens. Vale lembrar que a outorga dos premiados ocorre anualmente de forma itinerante nos Estados que integram a área geográfica da Amazônia Legal, contemplando os Estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amazonas. Belém (PA) será a sede dos prêmios em 2018.

Mário Guerreiro, a Personalidade Amazônica - O empresário Mário Expedito Neves Guerreiro, pioneiro da industrialização das fibras na Amazônia, juta e malva, foi aclamado pela banca julgadora do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2017 para receber a homenagem “Personalidades dedicadas ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica”. Pela primeira vez, em 14 edições do prêmio, a votação que indica a personalidade foi unânime.

Mário Guerreiro é proprietário da Brasjuta, empresa que produz sacaria para o Polo Industrial de Manaus (PIM). Defensor do desenvolvimento da cadeia produtiva das fibras regionais, lutando para garantir preço de venda aos produtores, distribuindo sementes para o plantio e acompanhando o processo até o produto final no mercado.

Texto e arte: Divulgação