Página inicial > Ultimas Notícias > Aplicativo Smart UFPA conecta e facilita a locomoção entre os campi da Universidade

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 15h23

smart app

Com o objetivo de engajar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de soluções alternativas que visem à melhoria da qualidade de vida no campus, o Laboratório de Visualização, Interação e Sistemas Inteligentes (LabVIS) criou o Projeto Smart Campus UFPA. O aplicativo foi o primeiro resultado dessa iniciativa. Agora, alunos, professores e visitantes disponibilizam de um meio on-line que auxilia a navegação otimizada no campus.

download do aplicativo, que está disponível na Google Play Store, é simples e rápido. Basta o interessado procurar pelo nome “Smart UFPA” e baixar de forma gratuita. Porém apenas usuários com celulares Android versões 4.1 ou superior podem obter o App.

De acordo com o desenvolvedor do aplicativo,  Kaê Uchôa, agora é possível utilizar o mapa para navegação comum, cálculo de caminhos e recurso de filtros de locais (pontos específicos definidos em uma lista), como: auditórios, bibliotecas, banheiros, xerox, rota do circular e refeições. “O usuário tem de selecionar um dos filtros a seu critério e o mapa mostrará os pontos correspondentes àquele filtro. Além disso, o usuário pode usar a barra de busca para procurar um local pelo nome ou sua sigla”, destaca.

Para a orientadora de Kaê no desenvolvimento do aplicativo, pesquisadora visitante Ana Régia Neves, com essa nova iniciativa, a UFPA busca fomentar um projeto que tenha como foco a participação da comunidade acadêmica em todas as fases de execução. “É um processo de cocriação, pelo qual a UFPA se alinha com a tendência mundial de utilizar a universidade como um ambiente de experimentação (University Living Lab) e inovação; contribuindo com soluções que também possam ser escaladas para as cidades”, ressalta.

20171125 174831Idealização do projeto - A ideia do aplicativo surgiu após uma pesquisa sobre os meios existentes para a localização e a mobilidade no Campus Belém. Foram aplicados questionários on-line que identificavam os problemas ocorridos nessa área dentro da Universidade. Durante essa análise dos resultados, foram constatados diversos problemas em seis áreas principais:  Mobilidade e Localização; Oportunidades; Segurança; Alimentação; Eventos e Informações; Acessibilidade.

Essa iniciativa culminou com o desenvolvimento do aplicativo Smart UFPA para a plataforma Android. Com código aberto, espera-se a contribuição de desenvolvedores interessados e capazes para a expansão do projeto. Utilizou-se para sua construção a cartografia aberta do OpenStreetMap e bibliotecas que manipulam e utilizam seus dados, sendo elas: (i) OSMdroid e (ii) osmbonuspack, formando a base para o aplicativo.

Futuras atualizações - Segundo os desenvolvedores do projeto, a equipe está trabalhando para a inserção do rastreamento do ônibus circular via GPS, para a adição de locais ao mapa feita pelos usuários (crowdsourcing), cardápio do RU e publicação de eventos/atividades que  ocorram na Universidade. O objetivo é que se torne uma plataforma on-line centralizada com informações úteis, a qual seja de fácil acesso para todos. Além disso, o aplicativo também busca, em novas atualizações, adicionar perfis de usuário, facilitando a participação dos estudantes.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Artes: Divulgação