Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de pesquisa da UFPA realiza relatório sobre o mercado de trabalho paraense

• Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 15h51

mercadodetrabalho746x423

Com o objetivo de analisar os efeitos da crise econômica nacional na estrutura do mercado de trabalho paraense, o projeto de pesquisa da UFPA Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) realizou o Relatório Estrutural Anual do mercado de trabalho da região. Durante o estudo foram levantados dados macroeconômicos - como Taxa de Atividade, Desocupação e Informalidade - que auxiliaram na construção do panorama de empregos no Estado.

Além de gerar informações e análises sobre o mercado de trabalho, o relatório pode ser utilizado como ferramenta a serviço de pesquisadores da área. Os sindicatos e outras instituições voltadas às políticas públicas de emprego e renda também podem ser beneficiadas com o estudo.

De acordo com uma das organizadoras do relatório, Luciana Romeu, esse relatório trabalha com informações úteis à sociedade paraense, principalmente, aos atores sociais mais envolvidos com o acompanhamento periódico do mercado de trabalho. “A análise do emprego, da renda e da ocupação, assim como das políticas públicas adotadas pelo estado brasileiro revelam-se como pontos de grande relevância para a compreensão da estrutura e fragilidades do mercado de trabalho brasileiro, sobretudo devido a conjuntura atual”, declara a pesquisadora.

Saldos - De acordo com o estudo, em 2016, o setor que mais empregou no Estado foi de administração pública (33% dos postos de trabalho), seguido de serviços (26%) e comércio (20%). Já os setores de serviços industriais de utilidade pública (1%) e extrativo mineral (2%) foram os setores menos expressivos da pesquisa.

Sobre o projeto - O projeto de pesquisa e extensão Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET), coordenado pelo professor José Raimundo Trindade, constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Ministério do Trabalho (MTb), fazendo parte de uma Rede Nacional: o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (ONMT). Essa Rede organiza um conjunto de aproximadamente oito unidades estaduais e municipais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTb. A análise e acompanhamento do mercado de trabalho constitui importante empreendimento de pesquisa, levando em consideração a relevância do objeto de estudo.

Confira o estudo completo no site.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google