Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudo coleta dados sobre influência da realidade socioeconômica na opinião sobre maioridade penal
Início do conteúdo da página

Estudo coleta dados sobre influência da realidade socioeconômica na opinião sobre maioridade penal

  • Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 15h01
  • Acessos: 1109

pesquisa maioridade penal

Com o objetivo de analisar como variáveis socioeconômicas influenciam na opinião sobre maioridade penal, os professores Ivete Ribeiro e Antonio Pereira realizam a pesquisa A Caixa Preta do Desenvolvimento Cerebral: Implicações para o Debate da Redução da Maioridade Penal. O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Neurociências e Biologia Celular da UFPA, e conta também com a autoria da professora Karla Figueiredo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os dados para a análise estão sendo coletados por meio de um questionário que pode ser preenchido por qualquer pessoa maior de 18 anos.

Voltada para pessoas de todas as regiões do Brasil, a pesquisa parte do pressuposto de que cidadãos que vivem em realidades socioeconômicas diferentes têm entendimentos distintos sobre a prisão dos jovens. Uma das autoras, professora Ivete Ribeiro, explica: “As divergências em relação à tomada de decisão e a opinião pública sobre a redução da maioridade penal podem estar relacionadas ao quão próximo ou distante o indivíduo está de uma determinada realidade socioeconômica. Em situações de julgamento, quando o indivíduo está próximo da realidade do alvo, no caso dos adolescentes em conflito com a lei, pode implicar uma compreensão mais detalhada sobre a situação e uma propensão a um julgamento diferente daquele que não vivencia essa realidade. Esse distanciamento pode ser influenciado pelo status socioeconômico e pelo desenvolvimento moral do indivíduo”.

O estudo também tem a função de colaborar com questões sociais de forma científica. Segundo a autora, “é importante porque tenta contribuir com ferramentas científicas para o debate atual sobre a proposta de redução da maioridade penal”. Além dessa função, a professora Ivete Ribeiro também destaca a identificação de uma relação entre nível de competência moral e opinião sobre a redução da maioridade penal como um dos objetivos do trabalho. A análise tem relevância nacional, uma vez que mede a opinião do povo brasileiro: “É importante que o projeto tenha alcance nacional para que possamos entender como o status socioeconômico pode influenciar na opinião do brasileiro sobre a proposta de redução da maioridade penal”, declara a professora.

O questionário ficará disponível até 31 de janeiro de 2018, e os resultados das respostas serão publicadas em um periódico científico internacional assim que forem analisados. Para participar, é necessário que os interessados acessem a página da pesquisa.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página