Página inicial > Ultimas Notícias > Edição de janeiro da Feira da Agricultura Familiar da UFPA ocorre nesta sexta-feira, dia 5

• Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 15h37

18.10.2017 Feira da Agricultura Familiar Foto Alexandre de Moraes 4

Nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, ocorre a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar da Universidade Federal do Pará (UFPA) de 2018. Os produtos, vindos de municípios como Bragança, Santa Bárbara do Pará, Salinas, Barcarena, entre outros, são vendidos a preços mais baratos.

Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, será realizada a venda de produtos já tradicionais da feira, como frutas, verduras e hortaliças, além de farinhas d’água e de tapioca, queijo, polpas de frutas, mel, mariscos, frango e ovos caipiras. Cosméticos naturais também estarão à disposição dos visitantes.

Segundo o professor Luis Mauro Silva, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da UFPA, “a experiência servirá para apoiar a idealização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de políticas públicas mais adaptadas às realidades da agricultura família amazônica.”

Podem participar das edições da feira agricultores familiares dos municípios próximos de Belém, por meio de contatos e participação de reuniões do coletivo que compõe o evento.

Objetivo - A realização da feira objetiva, de uma forma geral, estruturar espaço para apoiar a consolidação de cadeias curtas de mercado, como a feira, além de conhecer as realidades que envolvem as famílias feirantes (limites, potencialidades e peculiaridades territoriais envolvidas), seja por meio de seus produtos comercializados e sua forma de cultivo/manejo, em suas propriedades.

Também visa promover capacitação, assessoramento, intercâmbios e troca de experiências, de acordo com as demandas levantadas junto às famílias que participam da Feira. Além disso, o espaço da feira no Campus do Guamá possibilita uma maior aproximação da comunidade universitária e da comunidade residente no seu entorno, permitindo maior contato com os produtos locais e seus sujeitos.

A partir de 2018 está sendo formalizada, junto à Proex/UFPA uma parceria para que o INEAF assuma as ações ligadas à feira, por meio de um Programa de Extensão, vinculado á própria Pró-reitoria. A ideia é implantar ações conjuntas de Ensino-Pesquisa-Extensão de apoio direto ao espaço da feira e aos sujeitos envolvidos.

Feira da Agricultura Familiar da UFPA
Data: 5 de janeiro de 2018
Local: Complexo do Vadião - Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, Belém

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA