Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para mestrado profissional em assistência farmacêutica

Inscrições abertas para mestrado profissional em assistência farmacêutica

• Publicado: Domingo, 07 de Janeiro de 2018, 13h45

farmaceuticos

Estão abertas as inscrições para seleção do Mestrado Profissional em Assistência Farmacêutica. Voltado para profissionais de Farmácia ou do campo da Gestão Técnica da Assistência Farmacêutica e/ou Gestão Clínica do Medicamento, o curso oferece 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, por meio da entrega de documentos na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica ou via Sedex. Confira o edital aqui.

Inscrições -  Para se inscrever, o candidato deve pagar a taxa no valor de 80 reais e entregar os seguintes documentos: Formulário de inscrição preenchido; documento de identificação com fotografia e CPF; Declaração de quitação eleitoral ou comprovante de votação; Comprovante de cumprimento das obrigações militares (para homens); diploma ou certificado de conclusão do Curso de graduação; histórico escolar da graduação; Currículo Lattes em três vias, sendo um comprovado, e duas fotos 3x4 atuais. Todos os documentos pessoais devem vir acompanhados de fotocópia autenticada ou fotocópia simples junto aos originais, que será conferida e retida pela Secretaria do Programa.

O pagamento da inscrição, por meio de GRU simples, deverá ser preenchido no site da Receita Federal, de acordo com as instruções presentes no edital. Após preenchida e impressa, a GRU simples deverá ser paga em agência do Banco do Brasil. Até o prazo final das inscrições, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser entregue com o restante dos documentos. Alunos estrangeiros ou de baixa renda, que desejem isenção do pagamento, devem levar documentação extra, seguindo as orientações do edital.

Processo Seletivo - Entre 15 de fevereiro e 21 de março, o processo de seleção será realizado em cinco etapas. A primeira fase é uma prova de língua inglesa, com interpretação de um texto em inglês sobre Assistência Farmacêutica. A segunda etapa, no dia 23 de fevereiro, consiste em  uma prova escrita constituída por questões objetivas relacionadas à Saúde Pública e Assistência Farmacêutica. Depois, em 2 de março, ocorre a avaliação do projeto, de acordo com as linhas de pesquisa do programa e com as formatações do edital. A quarta parte do processo seletivo, nos dias 13 e 14 de março, é a defesa do projeto, de acordo com as linhas de pesquisa. Por último, em 20 e 21 de março, os avaliadores analisarão o currículo e os documentos comprobatórios apresentados pelo candidato. Os aprovados no processo serão divulgados no dia seguinte após a última avaliação, às 18h. Após recursos, o resultado final será liberado no dia 27 de março.

Os candidatos aprovados devem se matricular durante o mês de abril, das 9h às 12h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica. Lá, os participantes deverão preencher o termo de compromisso com o Programa e a carta de anuência de um docente do curso assumindo a responsabilidade de orientador.

Mestrado Profissional em Assistência Farmacêutica - Com início previsto para abril de 2018, o curso tem duração máxima de quatro semestres. O mestrado conta com duas linhas de pesquisas: “Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica (Cuidado Farmacêutico), Inovação Tecnológica e Avaliação de Tecnologias de Saúde” e “Governança, gestão, inovação tecnológica, desenvolvimento e sustentabilidade em assistência farmacêutica”. Assim, o mestrado visa formar profissionais para atuar com governança, gestão, desenvolvimento, inovação tecnológica e sustentabilidade da Assistência Farmacêutica. Também busca promover o uso racional de medicamentos e insumos farmacêuticos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações no edital.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Reprodução / Google