Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o “Minicurso de Crítica Teatral: Por uma crítica menor?”

• Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 16h01

Teatro Divulgação

Com o objetivo de melhorar o modo como se observa e critica uma obra teatral, a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) oferece o “Minicurso de Crítica Teatral: ‘Por uma crítica menor?’”. O curso ocorrerá às segundas-feiras de 22 de janeiro até 2 de abril, das 14h30 às 17h30, na ETDUFPA. Com 15 vagas disponíveis, o minicurso é aberto à comunidade. Para se inscrever é preciso solicitar ficha de inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 17 de janeiro.

Metodologia - Promovido pelo projeto de extensão Tribuna do Cretino, o minicurso será ministrado pelo professor e mestre Edson Fernando, como parte de sua pesquisa de doutorado interinstitucional. A metodologia conta com uma abordagem teórico-prático, com atividades de aprofundamento teórico e exercícios de produção de textos críticos, sobre montagens teatrais produzidas na cidade. Por meio desse modo de ensino, o curso busca gerar nos alunos uma abordagem sinestésica, com novos modos de dialogar com as obras por meio de uma escrita ensaística e poética.

Objetivo - Assim como na Tribuna do Cretino, o curso segue o objetivo de não definir a arte, e sim de poetizar, problematizar e presentificar sensações e questões provocadas por uma montagem teatral. Dessa forma, o minicurso pretende compartilhar as experiências gestadas nos últimos anos na do projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Tribuna do Cretino: produção textual crítica sobre espetáculos de teatro - O projeto foi nomeado em homenagem ao dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, pela frase "Ao cretino fundamental, nem água!". Por isso, sempre buscam superar o fundamental, com novas interpretações de obras teatrais. Criado em julho de 2013, o projeto já publicou 174 críticas e lançou cinco edições impressas da “Tribuna do Cretino: Revista de Crítica Teatral”, com circulação para várias cidades do Brasil. Além disso, realiza estudos da crítica teatral, de modo que aumenta o arcabouço de pensamentos e relatos sobre a produção teatral belenense.

Leia mais sobre o projeto aqui.

Minicurso de Crítica Teatral: “Por uma crítica menor?”
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA;
Período: 22 de Janeiro a 02 de Abril – Sempre as Segundas-Feiras das 14:30 às 17:30.
Demanda: 15 vagas abertas à comunidade em geral.
Mais informações: (91) 996123880.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google