Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Educação Física da UFPA promove o V Seminário de Estágio Supervisionado

• Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 16h32

Estágio Educação Físca

Com o tema “Limites e possibilidades da relação ensino-pesquisa-extensão no estágio supervisionado em Educação Física”, as turmas de Estágio Supervisionado II (115) e IV (214), em parceria com o Instituto de Ciências da Educação e a Faculdade de Educação Física da UFPA, irão realizar, nos dias 24 e 25 de janeiro, o V Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA (V SESEF). O evento será gratuito e terá mesas de debates, oficinas e apresentação dos trabalhos construídos pelos estudantes nos estágios.

O V SESEF tem como objetivo promover o debate, a reflexão e a socialização das experiências construídas nos espaços de atuação dos estágios supervisionados realizados pelos acadêmicos do curso de Educação Física e pelos docentes da UFPA, bem como problematizar os limites e possibilidades mediatizados pelas experiências formativas nos estágios junto com a comunidade acadêmica do curso.

No evento também será debatida a relação do ensino-pesquisa-extensão enquanto ato formativo no campo do estágio supervisionado e suas interfaces com os campos de atuação (escolar e não escolar), e apresentada a possibilidade de diálogo e construção junto com os docentes formadores que atuam nesses campos.

Serão apresentadas intervenções pedagógicas e pesquisas realizadas nos espaços escolares e não-escolares, como uma tentativa de construção coletiva e de resistência aos desmontes que a Universidade, a escola e outros espaços públicos vêm recebendo na atual sociedade.

O V SESEF-UFPA tem na coordenação geral a diretora da FEF, professora Lucília Matos, e a coordenadora de estágio, professsora Maria da Conceição dos S. Costa. Os docentes de estágio, Robson Bastos,  Galdino Junior, Wellington Pinheiro e Maria da Conceição dos S. Costa, estão responsáveis pela organização do evento junto com os estudantes das turmas.

Programação – No primeiro dia de evento, 24 de janeiro, ocorre a mesa-redonda I, “Limites e possibilidades da relação ensino-pesquisa-extensão no estágio supervisionado em cursos de formação de professores”; a Mesa II, “Roda de conversa: apontamentos sobre a experiência com estágio supervisionado em EF”, além de 4 oficinas, uma na sala de expressão corporal (Prédio ICED), uma no Ginásio da UFPA, uma no Espaço Vadião e a última na sala de lutas, todas ministradas por estudantes do curso de Educação Física.

No segundo e último dia do Seminário, 25, ocorrem a mesa III “As ações de intervenção e pesquisa realizadas no estágio supervisionado II”, com a ementa “Socialização e reflexões sobre as experiências do estágio supervisionado no âmbito escolar” (ensino médio); e a mesa IV, “As ações de intervenção e pesquisa realizadas no estágio supervisionado IV”, com ementa “Socialização e reflexão sobre as experiências do estágio supervisionado no âmbito não escolar” (instituições com PCD). Ambas as mesas serão divididas em dois grupos de trabalho (Gt 1- Trabalho pedagógico em Educação Física em espaços escolares e não escolares e Gt 2- formação de professores, condições de trabalho na Educação Física em espaços escolares e não-escolares.

De acordo com a coordenadora de estágio, professsora Maria da Conceição dos S. Costa, as inscrições são gratuitas e realizadas no dia do evento, às 8h30 do dia 24 de janeiro, no Auditório do Bloco B do ICED/UFPA. Todos os participantes receberão certificados.

Será construído um e-book dos trabalhos avaliados pelo comitê científico, formado por docentes da FEF/Belém, FEF/Castanhal, Escola de Aplicação, UEPA, UNIFAP, dentre outras instituições.

Data: 24 e 25 de janeiro de 2018
Local: Universidade Federal do Pará - UFPA