Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança edital do Programa de Apoio à Publicação Qualificada

UFPA lança edital do Programa de Apoio à Publicação Qualificada

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 16h13

editalpapq

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp /UFPA) inicia o ano com o lançamento do Edital PAPQ, que tem como objetivo custear publicações científicas em revistas de circulação internacional, com a cobertura de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens (ou ilustrações) e taxas de publicação de artigos submetidos para publicação em revistas estrangeiras avaliadas como A1, A2 ou B1, em suas respectivas áreas de conhecimento, adotando-se como referência o sistema Qualis de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PAPQ como parte da política institucional de fortalecimento dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq tem como meta induzir e estimular a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes da UFPA em revistas de circulação internacional.

Esse Programa tem contribuído, estrategicamente, para o crescimento importante da produção científica na UFPA, e esses indicadores se refletem na melhoria dos Programas de Pós-Graduação, na avaliação da Capes. Além disso, a divulgação internacional da produção oportuniza acordos e cooperação com grupos de pesquisa estrangeiros.

Como participar - Para receber o apoio, as solicitações devem ser protocoladas no Protocolo Geral da UFPA, com encaminhamento à Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesp, pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou pela Unidade Acadêmica a qual está vinculado(a) o(a) autor(a) do artigo, cuja publicação será apoiada. Os recursos destinados às propostas selecionadas são da ordem de trezentos mil reais, oriundos do orçamento da Propesp para o ano de 2018.

O apoio será concedido à publicação de artigos que tenham como primeiro(a) autor(a) o(a) docente, técnico ou discente da UFPA, integrante de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, inclusive discente egresso, quando se tratar de artigo relacionado a trabalho realizado em Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Conforme o Edital, será considerado egresso, o discente com dissertação ou tese defendida há menos de vinte e quatro meses da data de submissão da proposta.

Fluxo contínuo - A submissão de propostas poderá ser realizada até 30 de Novembro de 2018. A avaliação e contratação das propostas aprovadas serão efetivadas em fluxo contínuo, até o limite do recurso disponível. Juntamente com as propostas, devem ser apresentados os documentos especificados no item 7 do Edital e os proponentes devem observar os itens descriminados no item 8, sobre os procedimentos no encaminhamento das solicitações de apoio.

O resultado do julgamento será informado ao candidato por meio de mensagem eletrônica. Em caso de indeferimento, o interessado terá o prazo de cinco dias para recorrer da decisão. O recurso deverá ser enviado à Diretoria de Pesquisa da Propesp.

Para mais informações, consulte o edital ou acesse o site da Propesp.

Texto e arte: Divulgação