Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Soure promove o II Simpósio do Projeto Metrópole

Campus Soure promove o II Simpósio do Projeto Metrópole

• Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 15h07

simpósio soure 1

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizou, nos dias 1º, 02 e 03 de fevereiro, o segundo Simpósio do Projeto Metrópole, do curso de Geografia. O evento promoveu uma série de palestras, oficinas, torneios esportivos e apresentações culturais. Estudantes da Universidade Federal do Pará, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da  Escola Técnica Estadual de Salvaterra (EETEPA) estiveram presentes no evento.

Participaram das palestras e mesas-redondas o coordenador do Campus Ananindeua da UFPA, professor doutor Francivaldo Alves Nunes; o coordenador do Projeto Metrópole, professor doutor Enilson Sousa; o vice-coordenador do Campus Soure, professor Marcelo Pinheiro; o secretário municipal de Cultura de Soure, Márcio Vitelli; o professor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, Luiz Otávio Pereira; a bibliotecária Elida Figueiredo; o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Marcelo Dergam; e os professores da educação básica, Diego Maia e Júlio Charcha; além do professor Adilson Brito, do Campus de Ananindeua;  a professora do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Rose Caldas, e a professora Dulcidéia Palheta, da UFRA.

Objetivo - O Simpósio é uma atividade do Projeto Metrópole, do professor Enilson Sousa, que tem como objetivo discutir as pesquisas realizadas pelos docentes do Campus Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, com pesquisas realizadas pelos docentes do Campus do Guamá e de outros campi do interior. “Nosso objetivo, nesse segundo ano do projeto, é expandir o conhecimento e compartilhá-lo com estudantes, docentes e a comunidade acadêmica no geral”, afirmou o professor.

Durante os três dias do evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre projetos de incentivo à leitura, bem como debater sobre temas como os desafios do ensino superior na Amazônia, as heranças do neoliberalismo, a preservação dos rios marajoaras, os desafios na educação básica, e a recuperação de nutrientes a partir de esgotos domésticos, dentre outros diversos assuntos.

Participação - A comissão organizadora do Simpósio também realizou campeonato de xadrez, dama, voleibol e dominó. Para o estudante Ednaldo Andrade, o evento foi enriquecedor. “Os palestrantes eram mestres e doutores e estavam entusiasmados em compartilhar conhecimento conosco. Aprendemos muito durante esses três dias de evento”, declarou o estudante.

Texto e fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Soure