Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Odontologia forma as primeiras cirurgiãs-dentistas indígenas

Faculdade de Odontologia forma as primeiras cirurgiãs-dentistas indígenas

• Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 15h37

indígenas odontologia

A Faculdade de Odontologia (FO), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), acaba de formar as suas duas primeiras cirurgiãs-dentistas indígenas, Jesusmeri Prado Machado, da Etnia Tukano, e Leidiane Tembé, da Etnia Tembé. A cerimônia de colação de grau, que ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes, no dia 8 de fevereiro, contou com a presença da comunidade indígena da UFPA para prestigiar o evento.

Agora, após este momento simbólico e a conclusão dos estudos, "as mais novas bacharéis indígenas podem voltar às suas comunidades preparadas para proporcionar educação e tratamento odontológico ao seu povo", pontua o diretor Geral do ICS, professor Mauro de Amorim Acatauassú Nunes, que outorgou o grau às formandas.

Criada em 1914 e federalizada em 1957, a Faculdade de Odontologia está entre as cinco faculdades da UFPA que mais recebem alunos indígenas, segundo dados do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC).

Texto: Ananda Louzeiro – Assessoria Técnica do ICS/UFPA