Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove conferência internacional sobre uso de jogos em pesquisa qualitativa

• Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 14h08

jornada internacional

A Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá, no próximo dia 07 de março (quarta-feira), às 10h30, o Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven, Bélgica), para conferência com o tema “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”, a ser realizada no Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional da instituição em Belém. A conferência integra a programação da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

Na conferência, o Prof. David Geerts tratará de processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas usando elementos de jogos. Para isso, apresentará resultados de pesquisas realizadas no laboratório que coordena e dará exemplos de jogos já desenvolvidos e utilizados em investigações envolvendo usuários finais de tecnologia. A conferência será proferida em inglês e haverá tradução simultânea para o português.

O evento, que será aberto ao público e contará com transmissão online pelo site da Propesp, é voltado a professores e alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas de conhecimento interessados em metodologias qualitativas.

Cooperação Internacional - A conferência internacional marca ainda o início das atividades letivas do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA. Além da aula inaugural do Programa, o Prof. David cumprirá agenda de trabalho com professores do NITAE2 no período de 07 a 10 de março, relacionada ao projeto de cooperação internacional que está em andamento.

A Jornada de Cooperação Internacional da UFPA integra as ações do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), iniciativa conjunta da Prointer e da Propesp. Desde 2017, o PACI já promoveu a visita de pesquisadores de diversos países para participarem de agendas de pesquisa e cooperação com grupos de pesquisa da UFPA.

david geertsDavid Geerts - O Prof. Dr. David Geerts é coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab) da KU Leuven, laboratório também afiliado ao Imec, principal instituto de pesquisa na região de Flanders, na Bélgica. O mintlab atua no desenvolvimento de pesquisas fundamentais e aplicadas no campo da Interação Humano-Computador (IHC) a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanidades.

O convidado internacional mantém parceria com grupo de pesquisa da UFPA desde 2014 e atualmente é coordenador estrangeiro do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, aprovado no edital nº 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da CAPES. O projeto é liderado pela UFPA e desenvolvido em cooperação com a KU Leuven e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Conferência “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”

Data: 07/03/2018
Horário: 10h30
Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional da UFPA em Belém.
Transmissão ao vivo pelo site da Propesp
Mais informações na página da Jornada de Cooperação Internacional no Facebook

Texto e fotos: Divulgação