Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Calouro da UFPA chama atenção para a pluralidade na Universidade

Semana do Calouro da UFPA chama atenção para a pluralidade na Universidade

• Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 16h51

Semana do Calouro 2018 WEB 02 1

“Universidade e Diversidade” é o tema deste ano da Semana do Calouro da UFPA, que ocorre entre os dias 12 e 16 de março, no Centro de Eventos Benedito Nunes, Camps Básico da UFPA O evento, que antecede o início das aulas e recepciona os novos alunos ingressantes em cursos de graduação, busca realizar um momento único de apresentação da instituição. A temática escolhida para o ano de 2018 pretende levantar discussões importantes sobre diversidade, universalidade e pluralidade no ambiente universitário.

A programação é organizada pelas Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa (Propesp) e de Extensão (Proex), além de setores que operam diretamente com os estudantes – a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), a Coordenação de Acessibilidade (COACESS), o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), bem como a Prefeitura do Campus.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, rpofessor Edmar Costa, “a Semana do Calouro representa o momento de confirmação de pertencimento do novo aluno à sua nova casa, quando terá uma visão geral da estrutura acadêmica da UFPA, além de informações importantes que irão facilitar esse período inicial de adaptação.”

Programação - Desde o ano passado, a metodologia da recepção dos calouros alterou o formato, de um único dia para um grande número de estudantes, e foi adotado um programa dividido em etapas, no qual a cada dia os cursos de determinada área do conhecimento são recepcionados. Essa nova metodologia resulta em eventos mais conectados à realidade de cada grupo de novos alunos, além de permitir uma variação na amostragem da programação cultural.

Em cada dia da Semana do Calouro ocorrerá uma saudação de boas-vindas do reitor Emmanuel Tourinho aos novos estudantes, seguida de mostra de vídeo dos programas e projetos para estudantes da graduação. O vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva, fará uma apresentação sobre as Políticas Afirmativas na UFPA. Como ponto alto do encontro, haverá uma aula magna ministrada por um docente da Instituição. Estão previstas, também, apresentações culturais após cada aula magna, conforme a programação da Semana.

Temática - “Universidade e Diversidade” será o tema transversal utilizado pela UFPA no ano de 2018 para todos os seus eventos acadêmicos. A Universidade, como o nome sugere, deve ser um ambiente universal. “Consideramos que não existe lugar melhor do que nossa Universidade para abrigar o desafio de ser uma Instituição global que não desconsidere a diversidade de seu ambiente regional, local, promovendo total abertura à pluralidade de ideias”, enfatiza o pró-reitor.
O tema chama atenção para o fato de ser necessário promover mais acesso à diversidade de saberes, de conhecimento e de experiências.

Acesse a programação completa aqui.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom