Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Serviço de Dermatologia da UFPA começa a funcionar no Hospital Universitário João de Barros Barreto
Início do conteúdo da página

Serviço de Dermatologia da UFPA começa a funcionar no Hospital Universitário João de Barros Barreto

  • Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 16h09

29.03.2018 Inauguração Clínica de Dermatologia HUJBB Foto Alexandre de Moraes 57

O Serviço de Dermatologia, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), começa a funcionar regularmente a partir de segunda-feira, 2 de abril, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da UFPA/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A inauguração do novo espaço ocoreu na manhã desta quinta-feira, 29 de março. O atendimento é aberto ao público em geral, mas para isso a pessoa tem que ser referenciada por uma unidade de saúde próxima da sua residência.

29032018 Inaugurao Clnica de Dermatologia HUJBB Foto Alexandre de Moraes 23 Por questões estruturais, desde 1954 a Dermatologia da UFPA funcionava na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Mas, com o passar dos anos, a Instituição Federal de Ensino discutia a importância de alojá-la em prédio próprio. "Esse processo iniciou-se em 2012, com a proposta de ser instalada em um dos hospitais universitários, mas como não tínhamos naquele momento estrutura física para acolhê-la, somente hoje essa mudança foi concretizada", explicou o reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho. 

Ele informou que para atender a equipe especializada houve a adequação de um espaço do HUJBB e reorganização de integração do serviço à estrutura do hospital. Tourinho revelou sentir "uma satisfação muito grande", porque essa mudança é prova que, mesmo vivendo um momento com dificuldade, "temos conseguido conquistas importantes para o desenvolvimento da UFPA".

373x212 29.03.2018 Inauguração Clínica de Dermatologia HUJBB Foto Alexandre de Moraes 32Agradecimento - Durante o evento, o reitor fez um agradecimento especial ao ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, pelo seu empenho em alocar a equipe de Dermatologia em uma área da Universidade ao longo de sua gestão. "Quero dizer que essa mudança da Santa Casa para o Barros Barreto é a realização de todos que trabalharam para hoje a Dermatologia estar aqui. Agradecemos a hospitalidade da Santa Casa, mas hoje iniciamos um novo momento da equipe, a diferença é que o cenário agora é o da UFPA", enfatizou o Maneschy, que esteve presente ao evento.

A diretora da Faculdade de Medicina, Tânia Costa, lembrou que a Dermatologia foi alojada na Santa Casa por vários anos, porque a instituição era "o berço" dos serviços da UFPA desde o primeiro momento, até porque à época não era também um hospital universitário e a UFPA não contava com hospitais universitários. Por isso, ela se sente agradecida com a acolhida dada pela Santa Casa ao longo de mais de 60 anos aos especialistas da área.

373x212 29.03.2018 Inauguração Clínica de Dermatologia HUJBB Foto Alexandre de Moraes 37O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Amorim, diz estar "muito satisfeito" com a presença dos dermatologistas no Barros Barretos, sobretudo, por ter feito parte também do processo de discussão, quando ainda era diretor do Bettina Ferro de Souza e sugeriu que a Dermatologia se fizesse presente na unidade, já que tinha condições estruturais para recebê-la. "Não foi no Bettina, mas coincidentemente veio para o Barros agora que estou como superintendente. Então, falo o mesmo de anos atrás: a equipe terá todo o meu apoio necessário, acadêmico e administrativo – mais administrativo, porque esse serviço de Dermatologia é da mais alta qualidade no Brasil", concluiu.

373x212 29.03.2018 Inauguração Clínica de Dermatologia HUJBB Foto Alexandre de Moraes 2Serviço - O novo prédio da Dermatologia possui quatro consultórios, um laboratório de micologia, um laboratório de dermatopatologia e uma sala de pequenos procedimentos. O funcionamento do serviço é horário comercial, com intervalo para o almoço da equipe. Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve ser referenciado pela unidade de saúde mais próxima de sua casa. O endereço é o do prédio do HUJBB: Rua dos Mundurucus, No. 4487, esquina da Travessa Barão de Mamoré, no bairro Guamá, em Belém.

Texto: Edna Nunes - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página