Página inicial > Ultimas Notícias > Professor Emérito de universidade italiana faz conferência na UFPA

Professor Emérito de universidade italiana faz conferência na UFPA

• Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 15h33

Banner Portal UFPA Prof Paolo Colombo

A Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) realizam, na próxima sexta-feira, dia 11 de maio de 2018, às 10h, a conferência intitulada “Inalador de pó-seco antimicrobiano: partículas, pó e dispositivo para controlar a liberação de alta dose” (Antimicrobial Dry Powder Inhaler: particles, powder and device to manage the high dose delivery), ministrada pelo professor doutor Paolo Colombo, importante nome da pesquisa e inovação no campo farmacêutico e professor emérito da Faculdade de Farmácia da Universidade de Parma (Itália).

Como parte da programação da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, a conferência, que será realizada em inglês pelo professor convidado, ocorre no auditório do prédio da pós-graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no Campus Profissional da UFPA, em Belém. O evento é aberto ao público.

Temática - Com base em resultados de pesquisas na área da Tecnologia Farmacêutica, Paolo Colombo parte da noção que, para o uso de antibióticos por inalação, a forma mais comum de administrar a dose aos pacientes é via nebulização. Como tecnologia alternativa para essa administração de medicação, têm sido experimentados inaladores de pó-seco e, atualmente, há dois modelos disponíveis no mercado.

A proposta do palestrante é discutir como micropartículas respiráveis de aminoglicosídeo – um fármaco antimicrobiano – podem ser utilizadas em inaladores de pó-seco. Durante a conferência, o professor comentará, ainda, sobre o desenvolvimento desse produto, como utilizá-lo em altas dosagens e as relações entre a administração da dose e o perfil de inalação dos sujeitos.

Sobre o conferencista – Paolo Colombo é professor emérito da Faculdade de Farmácia da Universidade de Parma. Suas pesquisas estão voltadas principalmente às áreas da Biofarmácia e Tecnologia Farmacêutica, com ênfase nos Sistemas de Liberação de Fármacos, desenvolvendo tecnologias voltadas à aplicação farmacêutica. O professor já publicou mais de 260 artigos científicos e depositou 42 patentes de produtos farmacêuticos.

Diante de tantas contribuições para o campo, a atuação do professor Paolo Colombo é vista com grande destaque e prestígio. O professor recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho, como o Prêmio Maurice-Marie Janot das Ciências Farmacêuticas em 2004 e o Prêmio IPEC Ralph Shangraw em 2014, ambos reconhecendo a qualidade e inovação na pesquisa, entre outras condecorações. O reconhecimento à atuação do professor Paolo também lhe rendeu o título de Doutor Honoris Causa em Farmácia, em 2010, pela Universidade de Atenas (Grécia).

Missão na UFPA – O Programa de Pós Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF), que recebe o professor Paolo Colombo em missão de pesquisa na UFPA, é um programa em rede, fruto da associação entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal do Amapá. O foco são pesquisas voltadas à biodiversidade da Amazônia e do Cerrado e às necessidades das Regiões Norte e Centro-Oeste. Além da conferência na Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, o professor participará do III Workshop da Rede PPGIF, no qual realizará a Palestra Magna. O Workshop tem como foco apresentar o desenvolvimento e os resultados de investigações dos membros da Rede.

Além das apresentações, durante sua missão na UFPA, que ocorre entre os dias 7 e 11 de maio, o pesquisador participará de reuniões no âmbito do PPGIF, além de encontros com representantes da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) para discutir as parcerias que podem ser fortalecidas e estabelecidas entre os grupos da UFPA e da Universidade de Parma.

Serviço: Conferência “Inalador de pó-seco antimicrobiano: partículas, pó e dispositivo para controlar a liberação de alta dose” (Antimicrobial Dry Powder Inhaler: particles, powder and device to manage the high dose delivery)
Ministrante: Prof. Dr. Paolo Colombo (Universidade de Parma - Itália)
Data: 11/05/2018
Horário: 10h
Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) transmissão ao vivo pelo site da Propesp
Para mais informações a respeito desta e das demais conferências realizadas pela Jornada de Cooperação Internacional UFPA, acesse a página no Facebook.

Texto: Assessoria Prointer