Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto "Empowering Climate Resilience" e PPGAU realizam evento sobre mudanças climáticas na Amazônia

• Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 15h32

Mudanças climáticas

“Mudanças Climáticas em Contexto Amazônico: desafios e oportunidades” é o tema do painel promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA (PPGAU), em parceria com o Projeto Erasmus +, intitulado Empowering Climate Resilience (CARE). O evento ocorre nesta segunda-feira, 28 de maio, às 8h30, no auditório do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo.

O painel é uma ação que pretende aproximar, de estudantes e de profissionais, pesquisadores da UFPA e de instituições locais que atuam em áreas sensíveis aos impactos das mudanças climáticas . O objetivo é abordar as vulnerabilidades das populações amazônicas às mudanças climáticas, além de produzir material didático para um Módulo de Capacitação Aberto, que será disponibilizado na plataforma e-learning do Projeto CARE.

No contexto amazônico, a intensificação de chuvas e secas causa grande impacto para os habitantes das cidades, especialmente pela intensificação das inundações. Segundo a coordenadora do PPGAU e do Projeto CARE, professora Ana Cláudia Cardoso, aspectos como desmatamento e mudança de uso da terra e expansão urbana descontrolada devem ser discutidos já que têm interferência direta na capacidade de adaptação aos eventos extremos, cada vez mais frequentes.

“Todos esses temas são muito relevantes e inspiradores para se enfrentar o debate da tecnologia, apropriada às condições socioambientais da região, e as contradições entre o abandono de práticas altamente resilientes pela população local. Estas são substituídas por outras, importadas de outros contextos, mas portadoras de mais desigualdade e vulnerabilidade”, ressalta.

Módulos – Está programada a produção de cinco módulos para capacitação de estudantes sul-americanos na plataforma e-learning, disponibilizados em inglês e espanhol. Mas, para facilitar a participação dos brasileiros, um dos módulos, cuja produção está a cargo dos parceiros brasileiros do projeto (UFPA e UFABC), será disponibilizado em português. A participação em todos os módulos permitirá certificação emitida pelas instituições europeias que coordenam o projeto (Universidade Pablo Olavide e Instituto Politécnico de Milão).

As contribuições desse painel serão utilizadas para abastecer o módulo brasileiro, com publicações, vídeos e outros materiais. Os módulos estarão disponíveis na internet a partir de outubro de 2018 e serão mantidos on-line por dois anos.

Erasmus + - O projeto tem como objetivo sistematizar conteúdos e tecnologias de capacitação sobre a adaptação às mudanças climáticas em meio urbano, no campo do ensino superior, bem como promover a sua disseminação em outros ambientes profissionais e educacionais.

O projeto é financiado pela comunidade europeia e visa apoiar o enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas manifestas no ambiente urbano. Tarefa que será viabilizada por meio da consolidação de informações acadêmicas, do desenvolvimento de habilidades interdisciplinares de pesquisadores e estudantes, e do desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras para o planejamento.

Mais informações no site do Erasmus+.

Inscrições – Direcionadas a estudantes e profissionais, especialmente aqueles que atuam na gestão territorial e urbanística, e demais interessados na abordagem interdisciplinar do problema das mudanças climáticas. As inscrições devem ser realizadas on-line, pela página do evento. Será concedida certificação de oito horas aos participantes, via plataforma Even3.

Mudanças Climáticas em Contexto Amazônico: desafios e oportunidades
Data: 28 de maio de 2018