Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa realiza seminário sobre trabalho e educação

Grupo de pesquisa realiza seminário sobre trabalho e educação

• Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 16h07

SeminárioSobreTrabalhoeEducação

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Universidade Federal do Pará promove, nos dias 02 e 03 de outubro, o XI Seminário sobre Trabalho e Educação. O objetivo do evento é discutir questões relativas às ligações entre o mundo do trabalho e as práticas educacionais, como a inserção do jovem no mercado de trabalho e a formação do trabalhador. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Pesquisadores podem submeter trabalhos até o dia 25 de agosto.

De acordo com o professor Ronaldo Araújo, coordenador do evento, é importante pensar a função social da escola frente ao trabalho, por isso a existência do seminário. Ainda de acordo com ele, será discutida a reforma do ensino médio e suas consequências diante do tema do seminário. “Nesta edição o evento deve focar no debate sobre as desigualdades sociais reproduzidas pela escola básica, fazendo ainda uma análise da reforma do ensino médio brasileiro, que tende a promover uma grande diferenciação e hierarquização entre as muitas escolas, sejam elas do campo ou da cidade, públicas ou privadas”, detalha.

Submissão de trabalhos - O seminário é voltado para docentes e discentes de graduação e pós-graduação, áreas que têm a educação básica como temática central, assim como para profissionais da educação. O seminário também terá apresentação de trabalhos. A submissão dos trabalhos pode ser feita por meio do site do seminário até o dia 25 de agosto.

Os trabalhos devem ser de dois tipos: relatos de pesquisa ou relatos de experiência. Também deve estar vinculados a um dos GTs do evento: Juventude, trabalho e educação; Educação básica Tecnologias, trabalho e movimentos sociais; Educação, escolarização e saberes na Amazônia; Política educacional, ensino médio e formação humana integral; e educação profissional e tecnológica.

XI Seminário sobre Trabalho e Educação
Data: 02 e 03/10/2018