Página inicial > Ultimas Notícias > Sociedade, ciência e novas práticas profissionais serão discutidas em jornada científica na UFPA

• Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h48

JAC Belém

Para apresentar e discutir os avanços da Psicologia e dos estudos básicos e aplicados, ocorrerá, de 2 a 5 de outubro, em Belém, a IX Jornada de Análise do Comportamento de Belém (JAC Belém). O evento, que teve sua primeira edição em 2010, contará com palestras, minicursos e mesas-redondas, além das comunicações orais e painéis com a proposta de discutir, com estudantes, profissionais e pesquisadores, a relação entre produção de conhecimento científico, demandas sociais e inovações recentes na prática profissional.

A abertura do evento contará com a presença de uma pesquisadora da UFPA que recebeu, em 2018, o Prêmio SEAB Basic Behavior Analysis Dissertation da Divisão 25 da Associação Americana de Psicologia (APA). A programação completa será divulgada em breve e poderá ser conferida neste link. Haverá um simpósio sobre metodologias ativas com pesquisadores da área.

Interessados podem se inscrever na página do evento. São esperados 200 participantes, entre estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais de diversas áreas.

Temática - A Análise do Comportamento está em busca de soluções criativas para as demandas da sociedade. Profissionais que se mantêm atualizados no que há de mais novo no mundo da tecnologia e inovação são agentes de transformação em diferentes contextos, como a clínica, as escolas, os hospitais, as organizações, as adaptações ao desenvolvimento infantil, de adultos e de idosos, e a promoção de melhoria de qualidade de vida dos indivíduos e dos grupos sociais.

Entre os temas selecionados, estão, por exemplo, educação inclusiva, autismo, metodologias ativas, violência doméstica, envelhecimento e abordagem biocomportamental.

Apresentação de Trabalhos – Os interessados poderão submeter seus trabalhos científicos na jornada até o dia 31/08/18. Os trabalhos devem ter referencial teórico da Análise do Comportamento e podem ser relatos de pesquisa básica ou aplicada, ensaios teóricos ou casos clínicos, nas modalidades de comunicação oral ou painel.

Na submissão do trabalho, deverá ser informado o endereço eletrônico completo do autor para correspondência e contatos durante a jornada. Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores, sem as informações sobre a autoria e a instituição de realização do trabalho. As normas para submissão de trabalhos estão disponíveis aqui.

IX Jornada de Análise do Comportamento de Belém (JAC Belém)
Local: Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA.
Data: de 02 a 05 de outubro de 2018
instagram: @ixjacbelem