Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Circular abre inscrições para fórum em setembro
Início do conteúdo da página

Circular abre inscrições para fórum em setembro

  • Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 15h58

forum circular 2018 03

Em setembro, o Circular Campina Cidade Velha vai realizar um fórum para discutir novas ações e proposições para o centro histórico de Belém. A partir de mesas-redondas, debates e palestras, além de grupos de trabalho, serão produzidos indicativos que gerem diretrizes ao futuro do próprio projeto e também norteie políticas públicas para um centro histórico viável para todos.  O Fórum Circular será realizado de 27 a 30 de setembro no auditório dos Mercedários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do projeto

Com o objetivo de agregar e potencializar as diversas iniciativas locais de reapropriação de espaços e da economia criativa emergente, gerando novas oportunidades e possibilidades de moradia (inclusive social), trabalho, educação, cultura e lazer, o fórum também vai trazer outras experiências e provocar reflexões e proposições relacionadas com as formas de ocupação, intervenção e atuação nas áreas tombadas e seus respectivos entornos, que tenham como premissa o envolvimento da sociedade civil em parceria com o poder público.

Os resultados do Fórum Circular serão sistematizados em relatório a ser entregue e encaminhado às autoridades, contendo questões emergenciais para melhorias na área a serem incorporadas em um plano de requalificação do centro histórico de Belém, a ser viabilizado pelo Estado (União, Estado, Município), na expectativa de que estas venham constituir políticas de Estado, integrar a legislação (PDU) e o planejamento governamental.

O Fórum Circular tem patrocínio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura por meio do edital do Banco da Amazônia, e Milton Kanashiro. A realização do Circular também conta com parceria da Associação Amigos de Belém, apoio institucional do IPHAN e da UFPA, apoio cultural do Hotel Princesa Louçã e da Sol Informática e copatrocínio da Funtelpa - Cultura Rede de Comunicação.

Projeto Circular - Criado para estimular o processo de revalorização dos bairros do Centro Histórico de Belém, o Circular Campina Cidade Velha surgiu em 2013. Desde então, vem realizando cinco edições ao ano, sempre de dois em dois meses.  Em pouco mais de quatro anos, foram 23 edições realizadas. Em cada evento, mais de cinco mil pessoas circulam pelos bairros históricos e participam das programações realizadas por mais de 40 espaços autônomos e públicos situados na Campina e na Cidade Velha.

O Circular é uma realização da sociedade civil organizada, constituído por um grupo de artistas, pequenos empreendedores culturais e gastronômicos e empreendedores sociais articulados em rede.  São moradores, gestores criativos, trabalhadores e frequentadores do centro histórico que partilham uma mesma preocupação: o estado de degradação do patrimônio arquitetônico, cultural e social ali existente, e a subutilização da área.

Serviço:
Fórum Circular
Data: 27 a 30 de setembro
Local: Mercedários/UFPA - Rua Gaspar Viana nº 125, Campina, Belém.
Inscrições gratuitas aqui.
Até 200 vagas disponíveis.
Mais informações: (91) 99813-5266 / 98868-4448.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página