Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Amana Katu é finalista em Competição Internacional sobre Água e Desenvolvimento
Início do conteúdo da página

Amana Katu é finalista em Competição Internacional sobre Água e Desenvolvimento

  • Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 16h01

amankatu

O Amana Katu, um dos projetos do Time Enactus UFPA,  é o único representante das Américas no World Water Race, uma competição internacional sobre água e saneamento. Durante os dias 9, 10 e 11 de outubro, uma delegação do Time Enactus UFPA vai participar da grande final do desafio, nos Estados Unidos, competindo com ideias de diversos países.

Após competir com mais de 130 projetos de 27 países, o Amana Katu é o único representante brasileiro classificado para a rodada final da competição internacional World Water Race, uma competição global de iniciativas que usam a ação empreendedora para solucionar os problemas de água e saneamento de forma sustentável. A rodada final da competição ocorrerá no Vale do Silício, nome popular da cidade californiana de San José, nos Estados Unidos.

Amana Katu - Alinhado com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU n° 06, o Amana Katu é um negócio social que busca universalizar o acesso à água potável na Amazônia, por meio de tecnologias de captação de água da chuva sustentável e de baixo custo, montados e vendidos por um grupo de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que recebem uma oportunidade de geração de renda no projeto.

“Reaproveitamos bombonas da indústria alimentícia na composição do nosso sistema, evitando a geração de resíduos e tornando nosso produto competitivo, com um preço que chega a ser até 52% mais barato que produtos de concorrentes diretos. Para aumentar nosso impacto social sem perder a sustentabilidade financeira, criamos o modelo 5-por-1: a cada 5 sistemas vendidos, 1 é doado para uma família de baixa renda que não possui acesso à água potável”, explicam os integrantes da delegação.

Premiações - Em 2017, o projeto venceu o Desafio Inove+ 2017, a maior competição de empreendedorismo do Pará, e por aclamação popular, ficou entre as dez melhores iniciativas do mundo para solucionar o problema da água no Prêmio Nestlé-Ashoka “Criando Valor Compartilhado”.  

Já em 2018, o Amana Katu foi uma das melhores iniciativas escolhidas ao redor do mundo todo para integrar o Mercado de Soluções do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a temática água, e finalistas do “Camp Ecoinovação: Desafio Água”, competição nacional organizada pela ONU Meio Ambiente e pelo Sebrae Nacional.

O projeto também já venceu o “Prêmio Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis”, o “II Prêmio Startup Assemae”, o “Prêmio Amanco ODS 06”, que reconheceu o trabalho no avanço do ODS n° 06, e o “Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo”.

Texto e foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página