Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador mexicano ministra conferência sobre o uso de tecnologias no ensino de Línguas Estrangeiras

• Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 14h58

Banner Jornada Internacional

A Universidade Federal do Pará receberá, nesta semana, o professor mexicano José Luis Ramirez Romero, da Universidade de Sonora (UNISON), para uma série de atividades com grupos de pesquisa da Instituição. Entre elas, destaca-se a conferência aberta “O ensino de Línguas Estrangeiras na América Latina: boas práticas no uso de tecnologias”, que será transmitida ao vivo pelo site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

A atividade ocorre nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 10h, no auditório do prédio de pós-graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) e está inserida na programação da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A conferência será proferida em espanhol e é aberta ao público.

O professor José Ramirez atua na formação de professores e no ensino de Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa), desenvolvendo pesquisas sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior. Na conferência, o pesquisador compartilhará suas experiências na Unison, que implantou, em 2002, um novo modelo curricular que considera as TICs como ferramentas essenciais para a formação.

Foto Jose Luis Ramirez RomeroO professor José Ramirez também participará da programação do VII Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas (CLAFPL), que ocorre no período de 11 a 13 de setembro de 2018, sob a coordenação da professora Walkyria Magno e Silva, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. O pesquisador ainda realizará reunião de trabalho para estabelecimento de parceria com o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.

Sobre o conferencista - O professor José Ramirez é formado em Pedagogia pela Universidade da California Los Angeles (UCLA) e fez doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Novo Leon (UANL). Atualmente, ele é docente pesquisador do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade de Sonora (Unison), na cidade de Hermosillo, no México. É sócio fundador da Rede de Investigadores de Línguas Estrangeiras do México, membro da Associação Mexicana de Professores de Inglês (MEXTESOL), membro fundador da Sociedade Mexicana de Educação Comparada (Somec) e da Rede de Investigação Educativa em Sonora (Redies), bem como é membro da Rede Ibero-Americana de Investigadores sobre o Curriculum (RIIC), da Rede de Investigadores sobre Educação Superior (Riseu), do Conselho Mexicano de Investigação Educativa (Comie) e do Sistema Nacional de Investigadores.

Conferência “O ensino de Línguas Estrangeiras na América Latina: boas práticas no uso de tecnologias”
Conferencista: José Luis Ramirez Romero (Unison)
Data: 14/09/2018
Horário: 10h
Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional da UFPA em Belém.
Transmissão ao vivo aqui.
Mais informações na página da Jornada de Cooperação Internacional no Facebook.

Texto, arte e foto: Divulgação