Página inicial > Ultimas Notícias > Estágio Pibic Verão encerra inscrições nesta sexta-feira, 14 de setembro

Estágio Pibic Verão encerra inscrições nesta sexta-feira, 14 de setembro

• Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 15h21

PIBIC UFPA verão 746X423

Terminam, nesta sexta-feira, 14 de setembro, as submissões ao Estágio Pibic Verão (EPV), Edital 10/2018 da Propesp. O Estágio Pibic Verão (EPV) é destinado a graduandos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (ProDoutor) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

O Programa, que em 2017 apresentou o número de contemplados ampliado, terá, este ano, novamente, um acréscimo na quantidade de agraciados, quando serão considerados trinta e seis alunos, doze de cada uma das três grandes áreas de conhecimento, a saber: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.  Os selecionados terão a oportunidade de estagiar durante um mês em uma instituição de excelência em pesquisa no Brasil e o período de estágio ocorrerá entre janeiro e dezembro de 2019, no momento mais oportuno para o discente.

O Estágio Pibic Verão (EPV) é um programa administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa. O estágio possui duração de 30 dias e ocorre sob a supervisão de pesquisador experiente e produtivo na área de formação do discente, ou em área afim, indicado pelo orientador do aluno na UFPA. Os candidatos selecionados recebem ajuda de custo para a aquisição de passagens e estadia.

De acordo com a diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Sales, “a UFPA empreende esforços para incentivar a pesquisa. Portanto o aumento de 100% no número de auxílios concedidos em 2017 juntamente ao acréscimo deste ano é um estímulo à participação dos alunos no programa, cujo intuito é favorecer o intercâmbio por meio da experiência do estágio, quando ocorre o contato com os pares da mesma área de conhecimento, e a ocasião apropriada para ampliar as relações profissionais e acadêmicas.”

Procedimento e documentos para candidatura - As propostas deverão ser submetidas até o dia 14 de setembro de 2018, por meio do Protocolo Geral da UFPA, encaminhadas à Diretoria de Pesquisa da Propesp, em formato impresso, contendo a seguinte documentação: Formulário de Inscrição conforme modelo no Anexo I do edital; Curriculum Vitae atualizado do discente (modelo CNPq-Lattes);  Relatório Final do Plano de Trabalho executado no ciclo 2017-2018 do Pibic, Pivic ou ProDoutor, com no máximo 20 páginas tamanho A4 e fonte tamanho 12; Histórico Escolar; Carta de recomendação do orientador, informando o perfil e a atuação do bolsista; Anexo II devidamente preenchido com o plano de trabalho para o estágio; Carta de aceite do pesquisador anfitrião.

Resultado – A divulgação dos nomes dos alunos contemplados está marcada para o dia 1º. de outubro, durante a Cerimônia de Abertura do I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e XXIX Seminário de Iniciação Científica (Seminic) da UFPA, que ocorrerá no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém.

Os discentes selecionados receberão, também, o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA em 2018. Em cada grande área de conhecimento, o bolsista Pibic/CNPq e o bolsista Pibiti serão selecionados para concorrer ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica.

• Serviço:
    Estágio Pibic de Verão (EPV) 2018