Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará retomam as atividades

• Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 15h36

27.08.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes site5

Os representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) retomaram as atividades com a apresentação dos Grupos de Trabalho da Extensão e do Ensino de Graduação. Entre as principais discussões levantadas durante a reunião, destaca-se a utilização de 10% da carga horária dos cursos superiores para atividades de extensão, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). O encontro ocorreu na última segunda-feira de agosto, dia 27, no Campus da Universidade da Amazônia (Unama), na Alcindo Cacela, em Belém.

27.08.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes site6 373X212A reunião foi conduzida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, que reassumiu a presidência do Fórum, substituindo o vice-reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), professor Sérgio Mendes. Também participaram do encontro o reitor da UEPA, Rubens Cardoso; o reitor em exercício do IFPA, André Moacir; a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo; o pró-reitor de Extensão da UFRA, Eduardo Lima; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unama, Ana Maria Vasconcelos; o pró-reitor de Ensino da Unama, Jeferson Bacelar; o coordenador dos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social da Unama, Wilian Rocha; e as professoras da Unama Rose Tavares e Mariana Lira.

27.08.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes site2 373x212Os trabalhos iniciaram com os relatos dos pró-reitores responsáveis pelos GTs e o que foi definido em cada um dos Grupos. O GT de Ensino de Graduação deliberou sobre a realização de um seminário, a ser realizado na primeira quinzena de novembro deste ano. O tema central sugerido foi sobre a qualidade na educação superior nas Instituições de Ensino do Estado do Pará, com os seguintes eixos de discussão: Perfil dos egressos de graduação; Iniciação científica na graduação; Metodologia de ensino e as Inovações tecnológicas; Formação continuada de docentes e Interação entre extensão e ensino dos cursos de graduação.

27.08.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes site3 373x212Já o GT de Extensão definiu quatro temas para as discussões do grupo até o final deste ano: Curricularização da extensão e seus desdobramentos, já com o relato de experiências de algumas instituições; Definição de indicadores para mensurar a extensão universitária, com o objetivo de ter parâmetros de comparação; Inserção social da extensão na pós-graduação e Internacionalização da extensão.

Durante a reunião, a principal preocupação manifestada pelos integrantes do fórum foi como tratar da extensão na estrutura curricular dos cursos de graduação. “Estamos buscando intensificar a participação discente na extensão nas instituições, por meio do atendimento de demandas de maior importância para vários segmentos da sociedade”, disse o reitor Emmanuel Tourinho.

27.08.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes site 373x212De acordo com a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo, essa é uma discussão que também será apresentada pelos representantes do fórum na audiência pública do Conselho Nacional de Educação, marcada para o dia 17 de setembro, em Brasília. “A principal preocupação é a retomada do fomento à extensão, além da questão dos 10% do total de créditos curriculares que preconiza o Plano Nacional de Educação para que o currículo dos cursos de graduação tenha o caráter extensionista”.

A próxima reunião dos integrantes do Fiespa ocorrerá em 22 de outubro, no Museu Paraense Emilio Goeldi.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes