Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA promove oficinas como parte da programação da Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Museu da UFPA promove oficinas como parte da programação da Primavera dos Museus

  • Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 14h53

PrimaveraMuseus2018

Entre 17 e 22 de setembro, o Museu da UFPA (MUFPA) promoverá três oficinas em virtude da 12ª Primavera dos Museus. Realizada em vários Estados brasileiros, sempre no mês de setembro, o evento consiste em realizar uma troca de conhecimentos e experiências com o publico em geral, visando a uma intensa divulgação dos espaços expositivos. Todas as ações ocorrerão no MUFPA, localizado na avenida Governador José Malcher, bairro Nazaré, em Belém.

Temas – A cada edição da Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou pelas instituições culturais. Este ano, o tema é “Celebrando a Educação em Museus”; tendo como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho.

A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e as diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Inscrições e programação – As inscrições das oficinas são todas gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: (91) 3224-0871. Serão três oficinas; os interessados poderão, por exemplo, acompanhar o museólogo Wanderson Amorim, que fará uma oficina que visa apresentar as técnicas empregadas nas atividades cotidianas realizadas pela equipe do Museu. Atividades essas relacionadas à documentação, conservação e exposição.

A proposta da oficina é mostrar como se dá a circulação das obras dentro do ambiente museológico do MUFPA, desde a entrada da obra no momento de sua aquisição, perpassando pela sua guarda, e movimentação em processos de exposição, de restauro, de empréstimos, entre outros. O público-alvo da oficina, que ocorre das 14h30 às 18h, são estudantes de Museologia e Artes Visuais.

A restauradora Tânia Veloso abordará os principais agentes de degradação, identificados nas coleções de pintura; também quais foram os materiais e procedimentos adotados na restauração e conservação das obras. Sua oficina será ministrada sempre à tarde, no período das 14h30 às 18 horas. Serão 10 participantes por dia.

Finalizando, a professora Marcela Cabral fará uma oficina que propõe reflexões sobre os suportes e materiais utilizados na exposição e também novos métodos. A exposição é a mais difundida forma de comunicação dos museus e envolve uma série de atividades que antecedem sua abertura ao público, as quais envolvem as fases de concepção, planejamento e montagem.

Novos materiais e suportes, bem como novos recursos expográficos são adotados ou desenvolvidos para melhor expor e comunicar ao público uma série de informações por meio dos objetos artísticos, históricos, arqueológicos e outros. Deste modo, a oficina proposta tem por objetivo produzir uma reflexão em conjunto com participantes sobre o papel da exposição nos museus e os recursos expográficos utilizados nas montagens dessas exposições.

Evento – Este ano, são celebrados os 200 anos de Museus no Brasil, em razão da criação da primeira instituição museológica brasileira: o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Neste mês de setembro, também ocorreu a sua cruel destruição e de grande parte de seu acervo.

Estes dias, de acordo com o Museu da UFPA, impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre a circunstância presente, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante. Para obter mais informações, clique aqui.

Serviço:
12ª Primavera dos Museus
Data e local: entre 17 e 22 de setembro, no MUFPA, localizado na Av. Governador José Malcher
Inscrições: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: (91) 3224-0871
Para obter mais informações, clique aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA (ASCOM/UFPA)
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página