Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IV Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe ocorre de 15 a 23 de setembro
Início do conteúdo da página

IV Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe ocorre de 15 a 23 de setembro

  • Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h48

amazoniacaribe faixa 746x423

Entre os dias 15 e 23 de setembro, com o tema "sustentabilidade, risco e resiliência territorial", pesquisadores da Amazônia e do Caribe estarão reunidos na IV Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe para interligar pesquisas, conhecimentos e ações em torno das conexões ecológicas que envolvem essas duas regiões. 

O evento é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), em conjunto com o Centro Universitário do Pará (Cesupa) e o Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales (LC2S, Université des Antilles), com a participação de pesquisadores do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, da Université Paris 8 – Vincennes, da Université Paris VII - Diderot e da Université Montpellier III - Paul Valéry.

Histórico - A Rede de Cooperação Amazônia-Caribe surgiu com o I Seminário Internacional realizado em maio de 2015, em Belém, ocasião em que foi criada a Rede Junction Amazonian Biodiversity Units Research Network Program (JAMBU-RNP) e o Grupo de Pesquisas Biodiversidade, Sociedade e Território na Amazônia (BEST Amazônia), liderado pelos professores Lise Tupiassu (ICJ) e Rodolpho Zahluth Bastos (NUMA).

Em novembro de 2015, na Martinica, foi realizado o II Seminário de Cooperação Científica Amazônia-Caribe, ocasião em que foi firmado acordo de cooperação entre CNRS, Université des Antilles e UFPA. A partir dessa rede, vêm sendo desenvolvidos vários projetos de âmbito internacional, tais como AlterNATIVES, REK-ABIOS, DISC, IBIS, IBIS-Extensão, entre outros. Todos com a participação conjunta de membros do ICJ e do NUMA, expandindo as discussões para aspectos interdisciplinares, inclusive, com a interação entre ciências duras e ciências sociais.

A IV Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe faz referência ao quarto encontro realizado em Belém, outros quatro seminários tendo sido realizados nas Antilhas e na Guiana desde 2015.

O presente encontro tem por foco o Projeto “Integração, Biodiversidade e Socioecologia - ordenamento territorial na zona Amazônia-Caribe” (IBIS – CAPES/COFECUB), capitaneado pelo PPGD/ICJ, em parceria com o PPGEDAM/NUMA, a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e o Laboratório de Cidades na Amazônia, todos da UFPA, assim como o PPGD/Cesupa e o IPPUR/UFRJ, em conjunto com as instituições francesas.

Outros eventos - Durante a semana de cooperação, serão realizados, além do IV Seminário internacional de Cooperação Científica Amazônia-Caribe (programação aberta ao público), a II Expedição Científica Amazônia-Caribe, a III Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia e o I Workshop Preparatório ET/PLASTIC/CNRS. Em 2018, ocorrerão, ainda, as primeiras missões de estudo com o envio de doutorandos e de pós-doutorandos da UFPA para a França, no âmbito do Programa Capes/Cofecub.

Para a professora Lise Tupiassu, cocoordenadora do Projeto IBIS, a Rede Amazônia-Caribe “tem desenvolvido suas atividades com o apoio de equipe multidisciplinar composta por juristas, geógrafos, cientistas políticos, gestores ambientais, arquitetos, economistas, entre outros, possibilitando uma dinâmica de diálogo interdisciplinar entre unidades acadêmicas distintas, em rica discussão sobre temas como biodiversidade, conflitos socioambientais e resiliência de territórios na zona Amazônia-Caribe”. A perspectiva da rede é a criação de uma Unidade Mista de Pesquisa Internacional, cujos passos já foram iniciados, a partir da proposição de uma Escola Temática conjunta a ser desenvolvida em 2019.

Realização e parcerias para estabelecer a rede Amazônia-Caribe - Este evento é organização da UFPA, do ICJ, do NUMA, do Cesupa, do Laboratoire Caribéen de Sciences Sociales (LC2S). Conta com o apoio do Centro de Estudos sobre Biodiversidade Amazônica (CEBA, Guiana Francesa), Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Ensino (Proeg), Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Grupo de Pesquisa BEST Amazônia,  Grupo de Pesquisas Tributação Ambiental e Meio Ambiente, Capes, CNPq, CNRS, Cofecub, Université Paul-Valéry-Montpellier, Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université des Antilles, Faculdade de Direito da UFPA, Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA)

Programação - de 15 a 19 de setembro, pesquisadores participarão da II Expedição científica sobre os aspectos socioecológicos amazônicos: as expressões interdisciplinares da diversidade na unidade amazônica; da III Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia: a diversidade no uso do território amazônico; e do I Workshop preparatório ET/PLASTIC/CNRS.

No dia 20 de setembro, com programação aberta ao público, ocorrerá o IV Seminário Internacional de Cooperação Científica Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial. O evento será no Auditório Ney Sardinha (Centro Universitário do Estado do Pará - Cesupa, Alcindo Cacela, nº 980), com inscrições gratuitas, 8h de atividades complementares e tradução simultânea.

Serviço:
IV Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe
Data: 15 a 23 de setembro
Local: Auditório Ney Sardinha - Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), na avenida Alcindo Cacela, nº 980.
Inscrições gratuitas
Mais informações, acesse o site do evento.
Confira aqui a programação completa do evento.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página