Página inicial > Ultimas Notícias > Clínica de Psicologia da UFPA inicia projeto de atendimento psicológico emergencial

• Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 16h06

Ptrojeto PSICOLÒGICO2

A partir desta segunda-feira, 17, a Clínica de Psicologia da UFPA inicia um projeto de atendimento psicológico emergencial. Trata-se do Pronto Atendimento Psicológico, que será realizado todas as segundas-feiras e quartas-feiras, entre as 9h e as 12h. Nesse período, qualquer pessoa com demandas urgentes  poderá buscar  orientações,  sobre a melhor possibilidade de ajuda, bem como intervenções indiretas, junto a familiares e/ou instituições.

O serviço oferecido é de atendimento imediato a qualquer pessoa que busque a Clínica Escola de Psicologia da UFPA. Entretanto não se caracteriza como “plantão”, na medida em que existe um período pré-determinado limitado à disposição do usuário, e a oferta não é ininterrupta. “O benefício propiciado pelo Pronto Atendimento Psicológico não tem como critério a solução do problema trazido pelo cliente, mas levar a pessoa a auto-organização e a desenvolver habilidades de tomada de decisão na busca de alternativas para suas dificuldades”, explica a professora Sandra Moreira , coordenadora da atividade.

O trabalho do Pronto Atendimento Psicológico se caracteriza por ser um momento de escuta e acolhimento emergencial, e a intervenção vai se limitar a apenas uma sessão de pronto atendimento, podendo ser realizadas outras sessões, caso se julgue necessário.  O processo de intervenção é de tempo limitado, com um limite máximo de três sessões, o qual poderá resultar na alta do processo terapêutico e/ou no encaminhamento a instâncias externas.

Atendimento – O serviço é voltado tanto para o público interno quanto para o externo da UFPA, e o atendimento será realizado por alunos da disciplina Tópicos Temáticos II, sob a supervisão da professora da disciplina, Sandra Moreira. As sessões terão a duração de cinquenta minutos cada uma, num espaço de tempo de três horas.  Crianças, eventualmente, poderão ser encaminhadas ao Projeto de Extensão Ludoterapia Comportamental em Grupo, também coordenado pela professora Sandra Moreira.

O Projeto de Pronto Atendimento inicia-se na segunda-feira, dia 17, e vai se estender até 14 de dezembro.

Texto e arte: Divulgação