Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança da UFPA promove oficina para criação de bonecos gigantes para o Auto do Círio 2018

• Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 21h22

CARTAZ2018 OFICINAANIBALPACHA

Dentro do Projeto do Auto do Círio/18,  este ano com o tema  Maria diversidade do amora Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizará, no período de 17 de setembro a 10 de outubro/18, na sala 21 da ETDUFPA, o Projeto de Oficina para Criação, Confecção e Manipulação de Bonecos Gigantes, para apresentação do resultado nas ruas da Cidade Velha, durante o Auto do Círio, coordenada pelo professor mestre Aníbal Pacha.

A oficina tem como objetivo criar, confeccionar e manipular 7 bonecos de 3m de altura, com a imagem de Maria, nas sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta), para o cortejo do Auto do Círio de 2018.

Anibal Pacha é natural de Belém do Pará. Sua trajetória artística se configura, principalmente, nos seguintes temas: teatro de animação (direção, ator manipulador e bonequeiro); teatro (direção, cenografia, figurino e adereços); vídeo e cinema (direção, direção de imagem, direção de arte e figurino); televisão (programa infantil "Catalendas", da Tv Cultura do Pará, com o In Bust Teatro com Bonecos, na função de direção de arte, bonequeiro, cenógrafo e intérprete) e artes plásticas (quatro exposições individuais e duas coletivas). Possui graduação em Engenharia Civil (UFPA-1982) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes (UFPA-2016). É docente da Universidade Federal do Pará (2011), locado na Escola de Teatro e Dança - UFPA.

O Projeto O Auto do Círio recebe as assinaturas do professor Tárik Coelho, na coordenação geral, do professor Cláudio Didimano, na direção Cênica, e do professor Miguel Santa Brígida, na curadoria.

Cronograma:
Dias: 17 e 19 de setembro/ 24 e 26 de setembro/ 1º e 3 de outubro/ 8 e 10 de outubro (8 dias, com carga horária de 16 horas).
emana: segundas e quartas
Horário: 18h30 às 20h30
Local: sala 21 da Escola de Teatro e Dança da UFPA
Apresentação: 12 de outubro, sexta feira, das 17h às 22h (carga horária de 7 horas), apresentação do resultado nas ruas da Cidade Velha.
Total de carga horária: 23 horas.
As inscrições estão sendo realizadas na secretaria da Etdufpa, até o dia 17/09.
Mais informações pelo fone: (91) 3213.5050
A Escola de Teatro e Dança fica na Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820, esquina com a Jerônimo Pimentel - No bairro Umarizal - Belém-PA.

Texto e arte: Divulgação