Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh trata da interprofissionalidade na saúde
Início do conteúdo da página

Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh trata da interprofissionalidade na saúde

  • Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h24

Abertura do II Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA Ebserh

Representantes de várias instituições das áreas da pesquisa e assistência se reuniram em Belém, nos dias 13 e14 de setembro, para tratar de assuntos atuais da saúde humana. Com o tema "Interprofissionalidade a serviço de um sistema público de saúde de qualidade", foi realizada a segunda edição do Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento teve como objetivo atualizar conhecimentos e promover a integração entre os profissionais da área da saúde. A programação contou com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos e culturais.

Foram convidados especialistas de instituições do Pará e dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal, assim como os profissionais dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUJBB) e João de Barros Barreto (HUBFS), que formam o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. O professor Nildo Alves Batista, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi convidado a proferir a conferência de abertura, com o tema do congresso. Segundo ele, a formação do profissional de saúde é "tarefa importante para o atendimento ao usuário e o fortalecimento do sistema único de saúde", por isso "é importante a realização de eventos como este para que tenhamos essa mudança de cultura organizacional, para que as diversas profissões possam trabalhar em conjunto", concluiu.

O coordenador da comissão organizadora e gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, professor Pedro Piani, explica que a segunda edição do Congresso do Complexo reflete "a trajetória consolidada de disseminação e debate de toda a produção de conhecimento em saúde que os serviços e grupos dos hospitais universitários podem oferecer à sociedade, a partir de suas referências". Para o superintendente do Complexo e presidente do congresso, o médico e sociólogo Paulo Amorim, "representa uma oportunidade de discussão de temas de relevantes, pois enseja debates pertinentes e entusiásticos, que contemplarão a todos os que têm sua atuação dentro da área da saúde."

Para a técnica de Enfermagem do Barros Barreto Floreci Sale, o congresso foi inovador. "Tive oportunidade de participar de uma palestra com foco na multidisciplinariedade e a inclusão do farmacêutico nesse conjunto de profissionais. Tratar desse tema é fundamental para sabermos como fazer um trabalho juntos, na perspectiva de beneficiar, principalmente, o nosso paciente", comentou.

Inovação em saúde – Uma das mesas-redondas que chamaram atenção do público foi a "Inovação tecnológica em saúde", que trouxe como convidado o professor Hélio Roberto Hékis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele apresentou as pesquisas realizadas no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que também faz parte da Rede Ebserh. Para ele, apresentar a experiência do LAIS é uma oportunidade de intercâmbio, "para que se possa, futuramente, investir em inovações tecnológicas em saúde no Complexo."

Trabalhos científicos – A sessão de temas livres teve como um dos apresentadores de trabalho científico o estudante Felipe Costa Santos, aluno do curso de Nutrição da UFPA e bolsista do Projeto "Inovação tecnológica na terapêutica nutricional com carboidrato", apresentado por ele na manhã de quinta-feira. Segundo o discente, o projeto é inovador e visa ao tratamento nutricional dos diabéticos por meio dos planos nutricionais ilustrados, voltados aos pacientes que, muitas vezes, possuem dificuldade visual por causa da doença, assim como para os que são atendidos no Barros Barreto, porque alguns são analfabetos ou contam com dificuldade de leitura. Como os planos padrões são escritos, não convêm a esses pacientes e, por causa disso, não conseguem aderir ao tratamento alimentar corretamente, então, com esse plano ilustrado, a gente consegue ter adesão maior deles."

Interdisciplinaridade na formação – Outra conferência que marcou a discussão foi a da professora Sylvia Batista, da Unifesp, com o tema "Formação de trabalho na saúde: territórios interprofissionais", que destacou a importância da integração entre as profissões para o atendimento das populações vulneráveis. Segundo a professora, "é só nessa integração que a gente vai conseguir produzir uma formação que responda às necessidades sociais, que esteja adequada ao SUS e contribua para que as ações no complexo hospitalar sejam ainda mais eficientes."

A programação encerrou-se com a entrega de prêmios para os melhores trabalhos científicos apresentados nos temas livres e teve apresentação cultural da banda da Atlética Poraquê, da Associação dos Estudantes de Medicina da UFPA. A próxima edição do evento está prevista para o ano de 2020.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página