Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Castanhal realiza 4ª edição do ciclo de palestras sobre a atuação de mulheres nos cursos de engenharia

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 13h52

WhatsApp Image 2018 09 18 at 16.44.52

Nesta quinta-feira, 20 de setembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) do Campus de Castanhal realizará a 4ª edição do ciclo de palestras sobre a atuação de mulheres nos cursos de engenharia. Com o tema “Mulheres na Ciência e Engenharia: conquistando espaço na área tecnológica”, o ciclo de palestras contará com a participação de discentes, doutoras e profissionais na área, atuantes da área militar, além da participação especial de uma mulher que, além de engenheira, é deficiente física. O evento ocorre, às 14h, no auditório do CEAMAZON, localizado no portão 4 do Campus do Guamá da UFPA, em Belém.

Para a organizadora do evento, Izabelle da Silva de Lima, a importância do ciclo de palestras é necessária para mostrar a possibilidade da mulher cursar engenharias e exatas, mesmo com todas as dificuldades tanto impostas pelos cursos quanto pelo preconceito existente dentro e fora da universidade. Izabelle Lima afirma, ainda, que a universidade deve ser a principal instituição a incentivar a entrada e a permanência de mulheres nessas áreas, pois é na universidade que há a preparação para o mercado de trabalho.

Redes sociais - Com o intuito de compartilhar fotos e histórias de mulheres da área de engenharia, a estudante do 10º semestre do curso de Engenharia de Computação da UFPA do Campus de Castanhal, e palestrante do evento, Sara Mercês, criou o perfil no Instagram intitulado @lindasdaengenharia, com o objetivo de promover o empoderamento e a representatividade das mulheres na engenharia. “No perfil recebo muitas mensagens agradecendo pelo projeto, e percebi a importância da representatividade que as mulheres estão realizando hoje, na ciência, na engenharia”, afirmou a estudante. O perfil já inspirou campanhas de empresas da área de construção civil.

Ao relatar sua experiência como mulher na engenharia, Sara disse usar as redes sociais para inspirar mulheres ao ingresso na área. “Comecei a usar as mídias sociais para divulgar engenheiras e futuras engenheiras e inspirar outras meninas, promovendo assim a representatividade. Além disso, ministrei aulas e oficinas em escolas públicas sobre computação, aproveitando para contar a história das mulheres na ciência, mostrando que a engenharia e áreas afins são para as mulheres também”, contou Sara.

Palestra “Mulheres na Ciência e Engenharia: conquistando espaço na área tecnológica”
Data: 20 de setembro
Local: Auditório do CEAMAZON-UFPA (Av. Perimetral Portão 4)

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA