Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum Circular abrirá as atividades no Mercedários – UFPA
Início do conteúdo da página

Fórum Circular abrirá as atividades no Mercedários – UFPA

  • Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h57

.banner topo matéria fórum circular FINAL 1

Provocar reflexões e proposições relacionadas às formas de ocupação, intervenção e atuação nas áreas tombadas e seus respectivos entornos por meio de ações que tenham como premissa o envolvimento da sociedade civil em parceria com o poder público. Esse é o objetivo do Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, que será realizado de 27 a 30 de setembro, no auditório dos Mercedários/UFPA.

O evento é uma realização do Circular Campina Cidade Velha, projeto criado em 2013, por iniciativa da sociedade civil, para estimular o processo de revalorização dos bairros Centro Histórico de Belém e recebeu, em agosto deste ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na categoria “Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material”.

A partir de experiências do Circular e de projetos convidados, o fórum pretende ser uma ferramenta para provocar reflexões que tenham como premissa a recuperação do patrimônio cultural com foco nas pessoas e por meio de processo democrático. As discussões vão girar em torno de diversos eixos temáticos de interesse público. Além de debates e palestras em grupos de trabalho, serão produzidos indicativos para a criação de um plano de reabilitação do centro histórico de Belém. Os resultados serão sistematizados em relatório a ser amplamente divulgado e entregue às autoridades municipais e estaduais.

Em quatro anos, o Circular realizou diversas articulações com as áreas do patrimônio, da cultura e do turismo e, a cada edição, passou a reunir até cinco mil pessoas que percorrem um circuito com programações realizadas em mais de quarenta espaços públicos e privados, situados nos bairros Campina e Cidade Velha. São museus, galerias, praças e espaços culturais e gastronômicos parceiros, que também integram o circuito e reúnem artistas, moradores, gestores e pequenos empreendedores: “O Circular tem trabalhado, esses anos todos, pra fazer com que formemos um ambiente mais próspero no âmbito da área da cultura e da organização social da cultura. E que a gente possa gerenciar esse ambiente de maneira que todos que participem e que queiram aderir façam parte de uma grande rede que pode deixar um legado para a cidade, no sentido de bons produtos e de uma relação saudável entre moradores, gestores, poder público e iniciativa privada nesta área”, diz Tamara Saré, atual coordenadora do Circular.

Mercedários - Construído em 1640 para receber os frades Pedro de La Rua Cirne e João das Mercês, que vieram para Belém na Expedição de Pedro Teixeira, o Convento dos Mercedários, conhecido também como prédio da Alfândega, já abrigou a Escola Fazendária e órgãos da Receita Federal. O prédio sofreu um incêndio na década de 1980, tendo sido reformado e reinaugurado em 1987. Em 2015, a UFPA apresentou um projeto de ocupação do espaço à Superintendência do Patrimônio da União no Pará (SPU). A solicitação foi reiterada em 2017, quando a SPU passou por mudanças em sua gestão. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 23 de março, e o contrato de cessão assinado no dia 9 de abril deste ano. No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. A iniciativa é resultado de um projeto do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (Lacore/UFPA), o qual estabelece, ainda, a criação de curso de graduação e pós-graduação multidisciplinar em Conservação e Restauro, bem como cursos de capacitação técnica para profissionais que já atuam em projetos de restauro. O Projeto do Lacore é coordenado pelas professoras Thais Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios.

O prédio receberá, também, atividades artísticas e culturais da Universidade, além de abrigar uma livraria da Editora da UFPA e um auditório, que foi preparado para receber o Fórum Circular. A iniciativa da UFPA veio somar com os objetivos do Fórum Circular, e a parceria e o apoio ao projeto que já existiam se fortaleceram, estendendo-se a todos os parceiros. Para o reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, “ a realização do evento no auditório do Mercedários/UFPA marcará, do melhor modo, o início do nosso trabalho nesse prédio, que é, ele mesmo, um patrimônio valioso a ser conservado e será ocupado pela UFPA com atividades voltadas à valorização e proteção do centro histórico da cidade. Pela convergência de propósitos, estou certo de que esta será mais uma de muitas importantes parcerias da UFPA com o Projeto Circular.”

Emmanuel Tourinho complementa que a realização do  Fórum Circular como primeira ação aberta ao público no prédio é uma oportunidade para, desde já, estreitar os laços com a comunidade do entorno: “O evento possibilitará um debate qualificado e consequente sobre o futuro do patrimônio histórico da cidade de Belém, reunindo a população interessada, especialistas e entes públicos que compartilham a responsabilidade e o interesse em garantir a proteção e a conservação de bens que são de enorme valor para toda a sociedade – o que está inteiramente alinhado com a vocação da UFPA”.

27 de setembro - A programação será iniciada no dia 27 de setembro, às 9h. No mesmo dia, às 19h, ocorre a sessão de abertura, que contará com apresentação do Quarteto de Cordas da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), coordenado pelo professor Cristian Brandão e formado pelos violinistas Celson Gomes e Joziely Britto, pelo violista Rodrigo Santana e pelo violoncelista Cristian Brandão, todos professores da Universidade. Em seguida, haverá palestra de Makiko Akao, idealizadora e coordenadora do Projeto Circular até 2017. Após a sessão, ocorre o lançamento da edição impressa da Revista Circular N.3, seguida do ato simbólico de afixação da bandeira do Circular na fachada do prédio dos Mercedários. Essa segunda parte da sessão contará com apresentação do Quarteto de Saxofones da Escola de Música da UFPA, coordenado pelo professor Marcos Cardoso (sax soprano), e com a participação de Marcos Ribeiro (sax alto), Raíza Rocha (sax barítono) e Jorge Freitas (sax barítono), alunos da EMUFPA.

As inscrições para participar dos debates e das palestras estão encerradas porque as vagas foram limitadas aos lugares disponíveis no auditório, mas a ideia é que as pessoas circulem pelo local mesmo que não tenham conseguido se inscrever. Haverá um estande da Editora da UFPA, no hall contíguo ao auditório. Já no pátio interno do prédio, estarão abertos ao público flutuante uma feirinha criativa, um café e outras áreas de convivência, além de música ao vivo, depois das plenárias, sempre no final da tarde.

O Projeto Circular Campina Cidade Velha realiza o fórum em parceria com a Associação Amigos de Belém, com patrocínio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, por meio do edital do Banco da Amazônia; copatrocínio da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Funtelpa - Cultura Rede de Comunicação; e apoio de Milton Kanashiro, do Hotel Princesa Louçã, da Sol Informática, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), do Centro Cultural Sesc Boulevard, da MM Produções, da Mirante Design e da Papel da Amazônia.

Serviço:
Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade.
27 a 30 de setembro de 2018
Mercedários/UFPA - Rua Gaspar Viana nº 125, Campina.
Belém | Pará | Brasil
Acesse a Programação completa.

Texto: ASCOM/UFPA, com informações do Fórum Circular (Luciana Medeiros).
Arte: Divulgação Projeto Circular

registrado em:
Fim do conteúdo da página