Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da Faculdade de Engenharia de Alimentos publicam artigo em revista de circulação internacional

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 14h53

28.05.2009 Laboratórios de Engenharia de Alimentos Foto Alexandre Moraes 52

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPA, Kevin Matos, aluno de Engenharia de Alimentos, e Danielle Lima, de Farmácia, publicaram um artigo científico em revista Qualis A1 da Capes, na área de Ciência de Alimentos. Resultado de um ano de pesquisa, o trabalho sobre a valorização da casca da pupunha e do tucumã para a obtenção de carotenoides foi orientado pelo professor Renan Campos Chisté.

Considerando a coloração amarelo-alaranjada da casca desses dois frutos, os estudantes perceberam que o resíduo poderia ser utilizado para a obtenção de um composto muito importante para a alimentação: os carotenoides. O consumo de alimentos que contém carotenoides vem sendo associado com a diminuição da incidência de diversas doenças crônico-degenerativas, como o câncer e as doenças cardiovasculares. Além de atuarem como antioxidantes, tanto nos alimentos quanto no nosso organismo, alguns carotenoides, a exemplo do β-caroteno, podem ser convertidos em Vitamina A após a ingestão.

Novos saberes - Para Danielle Lima, a pesquisa proporciona boa formação profissional aos estudantes envolvidos no projeto e contribui com a sociedade ao oferecer novos saberes em relação aos frutos da pupunha e do tucumã. “As cascas dos frutos são, muitas vezes, desperdiçadas de forma incoerente no meio ambiente ou utilizadas como adubo para plantas. Por esse motivo, os resíduos foram escolhidos, com o intuito de buscar valores econômicos para as indústrias alimentícias, farmacêutica e cosmética, por meio da utilização de carotenoides” acrescenta.

Na pesquisa, realizada no período 2016-2017, foi proposta uma avaliação, de diferentes parâmetros, dessas frutas oriundas da floresta Amazônica e tão valorizadas na região. Como resultado, foi determinada a melhor condição para a extração do pigmento a partir da casca dos frutos e, pela primeira vez, os perfis de carotenoides da casca da pupunha e do tucumã foram reportados na literatura.

Repercussão - Segundo Kevin Matos, o resultado obtido é importante por contribuir para o desenvolvimento científico nacional e internacional, pois estimula o desenvolvimento de habilidades nas áreas de alimentos, farmacêuticas e cosméticas, e enriquece o currículo acadêmico dos estudantes, possibilitando o ingresso na carreira de pesquisador. O estudo serve de suporte para qualquer indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica que pretenda obter carotenoides para incorporar em suas respectivas formulações.

“Uma vez que o objetivo do Pibic é fazer com que os alunos de graduação da UFPA tenham contato e desenvolvam a habilidade de realizar pesquisa científica na área de atuação em que estão obtendo formação, a publicação dos resultados, após um ano de dedicação ao plano de trabalho do Pibic, incentiva a percepção pela importância que a Academia possui na produção de ciência não somente para o Brasil, mas também para o mundo”, destaca o orientador Renan Campos Chisté.

A revista em que  artigo foi publicado é de circulação internacional e é uma das melhores da área de "Ciência de Alimentos" no mundo. Como consequência, percebe-se que os alunos se sentem muito mais estimulados para desenvolver novos planos de trabalho. Danielle e Kevin pretendem desenvolver outros estudos com foco em diferentes métodos de extração destes pigmentos, buscando diminuir o impacto ambiental causado pelo uso de reagentes para a sua extração.

Texto: Elizandra Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom (Alexandre de Moraes)