Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Saúde (ICS) inaugura o Infocentro na Faculdade de Enfermagem

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 14h55

21.09.2018 43 Anos Enfermagem e Infocentro Foto Alexandre de Moraes 2 746x423

Professores e estudantes do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem contar com um novo espaço de apoio ao ensino e à pesquisa. O Infocentro do ICS tem o objetivo de garantir a inclusão digital a estudantes, principalmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

21.09.2018 43 Anos Enfermagem e Infocentro Foto Alexandre de Moraes 35 373x212A cerimônia de inauguração do novo espaço ocorreu no dia 21 de setembro. A entrega do Infocentro também foi celebrada com os 43 anos de criação da Faculdade de Enfermagem e contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; da diretora do ICS, Eliete da Cunha Araújo; da diretora da Faculdade de Enfermagem, Roseneide Tavares; e de diretores das faculdades que integram o instituto, professores, técnicos-administrativos e alunos.

21.09.2018 43 Anos Enfermagem e Infocentro Foto Alexandre de Moraes 44 373x212Instalado no prédio da Faculdade de Enfermagem, no Campus da Saúde, em Belém, o infocentro dispõe de 35 computadores para atender à comunidade acadêmica do instituto. O espaço será gerenciado pelo ICS e contará com o apoio técnico de dois monitores, com horário de funcionamento das 8h às 19h, sem intervalo.

Segundo a diretora do ICS, Eliete Araújo, essa era uma demanda muito premente que precisava ser resolvida. “O ICS é uma unidade acadêmica complexa, não somente pelas especificidades das suas atividades como também pelo seu tamanho. E, para que essa conquista fosse realizada, foi necessária a ação conjunta de vários atores, como da Administração Superior e de nossos diretores”, declarou.

21.09.2018 43 Anos Enfermagem e Infocentro Foto Alexandre de Moraes 29 373x212O reitor Emmanuel Tourinho falou da complexidade do ICS e das demandas que surgem em relação às atividades acadêmicas na área da saúde. Em seguida, ressaltou o esforço coletivo para atender às necessidades dos cursos, mesmo diante dos cortes de recursos do governo para a área da educação. “É importante estarmos inaugurando uma estrutura que contribui para que as atividades acadêmicas do Instituto de Ciências da Saúde se desenvolvam com mais qualidade. A instalação deste infocentro auxiliará no desenvolvimento do trabalho acadêmico e se soma a vários outros investimentos que estão sendo feitos na estrutura de ensino dos cursos da Saúde.”

21.09.2018 43 Anos Enfermagem e Infocentro Foto Alexandre de Moraes 41 373x212De acordo com a diretora da Faculdade de Enfermagem, Roseneide Tavares, antes, os alunos tinham que se deslocar para outros locais da Universidade para ter acesso a computadores, dificultando as atividades acadêmicas. “Com o novo infocentro, os professores e os estudantes que passam boa parte do tempo na faculdade, visto que o curso é em tempo integral, poderão se aproximar com mais rapidez das pesquisas e das novidades, e, consequentemente, da comunidade externa.”

Para Ruam Felicidade, coordenador do Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem, é mais um espaço importante para a formação dos alunos. “Para nós, é uma felicidade muito grande poder contar com mais essa estrutura. É uma conquista poder trazer para perto dos estudantes esse infocentro.”

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes