Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove evento que integra ensino, pesquisa e extensão
Início do conteúdo da página

Universidade promove evento que integra ensino, pesquisa e extensão

  • Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 14h59

1º SIEPE

Entende-se por integrar, fazer a composição, a complementação, a incorporação, compor um conjunto formando um todo coerente, interligar o geral e o particular, o global e o local, as partes e o todo. Nesse viés, terá palco, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que ocorre de 1º a 5 de outubro, com a apresentação de trabalhos da comunidade acadêmica que desenvolve atividades e pesquisas concluídas e vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e associados às Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

O I Siepe da UFPA se constitui como um espaço de visibilidade e compartilhamento de conhecimentos, produtos e processos desenvolvidos no âmbito das principais interlocuções entre ensino-pesquisa-extensão, as quais se expressam nas seguintes ações:

XXIX Seminário de Iniciação Científica (Seminic) - O Seminário de Iniciação Científica é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA e está em sua 29ª Edição. Pela primeira vez, o evento será inserido no Siepe. Atualmente, o Pibic compreende onze subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic/UFPA-Interior, Pibic/UFPA-AF, Pibic/CNPq-AF, Pibiti/CNPq, Pibic/UFPA-PRODOUTOR (subprogramas Apoio ao Recém-Doutor e Apoio ao Doutor Recém-Contratado), Pibic-EM (Ensino Médio), Pibic/UFPA EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico), e Pibic/UFPA PcD e Pibic/Fapespa. O Programa é resultado da parceria entre a UFPA, por meio da Propesp e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

As inscrições para alunos ouvintes ainda estão abertas. Os interessados devem acessar a página do evento, fazer o cadastro de sua participação e imprimir o código de barras da inscrição. Para receber o certificado de participação, a diretora de Pesquisa da Propesp ressalta que é importante a presença do aluno ouvinte na Conferência de Abertura do Seminário.

Resultado do Prêmio Pibic – Durante a cerimônia de abertura do seminário, haverá a premiação de trabalhos científicos realizados no período de 2017 a 2018. Os alunos indicados ao Prêmio Pibic Verão (EPV) terão a oportunidade de passar um mês em uma instituição de excelência em pesquisa no Brasil. Este ano, serão contemplados 32 alunos, 12 de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os discentes selecionados também receberão o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA em 2018. Em cada grande área de conhecimento, um bolsista Pibic/CNPq e um bolsista Pibiti serão selecionados para concorrer ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica.

Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc/2018) - O Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc/2018) da UFPA é promovido pela Proeg, sendo parte integrante do I Siepe. Com a temática “Saberes Educacionais, Inovação e Qualidade: territórios de construção do ensino de graduação”, o Sepeduc/2018 objetiva promover debates e trocas de experiências sobre concepções e práticas educacionais pautadas na busca pela qualidade, inovação e por ‘saberes’ diferenciados desenvolvidos em meio aos processos de ensino e aprendizagem na graduação, como expressão de compromisso com a melhoria da educação superior, nos diversos espaços da UFPA. O Sepeduc/2018 se constitui como espaço de visibilidade e compartilhamento de experiências educacionais desenvolvidas no ensino de graduação, no âmbito dos seguintes (sub)programas: PGRAD-Monitoria, PGRAD-Labinfra (Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

As inscrições estão abertas, até o dia 23 de setembro, para participação como ouvintes, submissão de trabalhos no formato de Relato de Experiência Educacional e Produção de Material Didático. A participação de apresentadores de trabalhos e ouvintes é condição para a certificação no evento. Para os inscritos com submissão de trabalho em unidades fora de Belém, a apresentação poderá ocorrer em evento nos próprios campi.

XIX Jornada de Extensão – A programação da Pró-Reitoria de Extensão terá início no dia 1º de outubro, às 9h, com um painel com a seguinte temática: “Universidade e sociedade civil: desafios contemporâneos à extensão universitária”. Às 14h, portanto, antes da solenidade de abertura oficial do Seminário Integrado, teremos outro painel que versará sobre o tema “As dimensões do acadêmico e do popular como extensão universitária”. A partir das 8h30 do dia 2 de outubro a programação consistirá da apresentação dos Projetos de Extensão dos Programas Pibex, Navega Saberes, Eixo Transversal e Proexia-Emaús. A novidade nessa edição é que será assegurado o tempo de 20 minutos para a apresentação de cada projeto, contemplando a participação do coordenador e do discente, além de um tempo para o debate. A coordenação esclarece que todos os projetos, com bolsa, estão pré-inscritos. As declarações serão emitidas apenas para os membros responsáveis pela apresentação dos projetos.

Conferência de abertura – Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar da conferência de abertura do I Siepe, que traz, este ano, o tema “Mudanças Climáticas e do Uso da Terra na Amazônia Brasileira”, a ser proferida pelo pesquisador Philip Fearnside. A conferência começa após a mesa de abertura, que será às 16h, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém. “O dr Fearnside é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), tem vasta bibliografia publicada, a qual inclui estudos que contribuem para a ampliação do conhecimento sobre as queimadas, a capacidade de suporte humano em áreas de colonização, o ritmo, as causas e os impactos ambientais de desmatamento na Amazônia; para o desenvolvimento de técnicas de manejo sustentável da natureza, e para a renovação das metodologias de avaliação das emissões de gases estufa, entre outros tópicos”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rômulo Angélica.

Os participantes podem ainda se inscrever nas palestras disponibilizadas no site do Pibic. A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página