Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove Feira da Agricultura Familiar com edição especial do Círio 2018

UFPA promove Feira da Agricultura Familiar com edição especial do Círio 2018

• Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 14h58

BANNER FEIRA OUT 2018 WhatsApp Image 2018 09 18 at 08.51.29 1

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, em outubro, duas edições da Feira da Agricultura Familiar, nos dias 5 e 11. A edição especial será em comemoração ao Círio de Nazaré. A feira é uma realização do Instituto Amazônico de Agricultura Familiares – INEAF, com o apoio da PROEX e dos institutos: ICSA, ILC, ICS e ITEC, sendo uma ótima oportunidade para adquirir produtos agroecológicos e com preço justo.

Nas edições deste mês, serão vendidos os produtos tradicionais do almoço do Círio de Nazaré:  pato, jambu, tucupi e uma variedades de hortaliças, além de outros produtos, como camarão, peixe, frutas regionais, mel, iogurtes, queijo e farinhas. Os agricultores participantes vêm dos municípios de Bragança, Barcarena, Irituia, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, Salinópolis e Acará.

Apresentações culturais – Outra novidade da feira de outubro é a presença de diversas atrações culturais. Nos dois dias, haverá apresentação de grupos de carimbó e músicas regionais. E no dia 11, o Coruní, Coral Universitário da UFPA, fará uma apresentação especial com o repertório de músicas do Círio.

Incentivo à agricultura familiar - O evento é também uma oportunidade para que agricultores desses municípios comercializem seus produtos. O produtor Raimundo Oliveira, de Barcarena, diz que a feira é uma espécie de vitrine para eles. “A feira é importante porque a gente consegue mostrar a nossa produção da agricultura familiar. Muita gente passa a conhecer nossos produtos e a gente consegue ganhar uma renda maior”, afirma.

Raimundo conta, ainda, que a feira é uma oportunidade para trocar conhecimentos com outros produtores. “Nós também conhecemos produtores de outros locais, então acabamos nos conhecendo e trocando ideias e aprendendo novas coisas também”. O produtor ressalta a importância de iniciativas que incentivam a agricultura familiar. “Antigamente, a gente produzia, mas não tinha para quem escoar o produto. Com a feira, a gente tem a oportunidade de vender nossos produtos e ainda agregar valor a eles”, pontua.

Feira da Agricultura Familiar da UFPA – Edições Especiais do Círio
Data: 5 e 11 de outubro