Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador da Faculdade de Ciências Contábeis é premiado por estudo sobre sustentabilidade

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 15h28

professor Cristiano 2

Com a pesquisa intitulada O desenvolvimento de ações sócioprodutivas nas Associações da Agricultura Familiar de Belém, Abaetetuba e Barcarena, o professor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA (Facicon) Cristiano Descovi Schimith foi premiado na categoria “sustentabilidade” durante o evento Amazonian Management Symposion (AMAS). O evento, ocorrido em agosto, foi o primeiro Congresso de Gestão na Amazônia, realizado pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas. Na oportunidade, foram convidados pesquisadores de todo o Brasil para submeter suas pesquisas nas categorias de Inovação, Sustentabilidade e Governança.

Os alunos João Victor Reis, Lilian Santos e Larissa Silva também desenvolveram o trabalho com o professor Cristiano Schimith, que ressaltou a estima em desenvolver pesquisas sobre o tema sustentabilidade, reforçando a importância de apresentar aos alunos e à comunidade em geral a consciência do uso responsável dos recursos naturais. “Se explorarmos indevidamente o ambiente em que vivemos, não haverá, ou serão escassos, os recursos para as novas gerações. Além do mais, a exploração sustentável enaltece o potencial de gestão dos projetos, ou seja, se a empresa ou o projeto são sustentáveis, certamente eles terão um alto grau de gestão e, por conseguinte, vão se tornar mais competitivos”, afirma.

professor Cristiano1De acordo com Cristiano Schimith, o foco do trabalho foi identificar as demandas das associações de agricultores familiares de Belém, Abaetetuba e Barcarena, com o objetivo de propor ações socioprodutivas voltadas para a gestão e a contabilidade destes empreendimentos. “Este trabalho é importante por enaltecer, nestas associações, o pilar econômico da sustentabilidade, uma vez que, se realizarmos ações socioprodutivas nesta seara, os agricultores estarão aptos a alcançar novas alternativas de negociações, potencializando, assim, seus rendimentos”, acrescentou.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Apoio à Decisão e Gestão (LADG), que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Para o professor Cristiano Schimith, é de total importância incentivar pesquisas sobre agricultura familiar na Amazônia, porque é um dos pilares econômicos da região. “Temos hoje vários grupos de pesquisa que buscam dar o suporte na produtividade, no manejo e na manipulação dos alimentos. No entanto a gestão qualificada dos recursos financeiros está desassistida nessas comunidades. Esse é o propósito das nossas linhas de pesquisa”, diz.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA