Página inicial > Ultimas Notícias > Evento nacional de Engenharia premia professor e aluno do PPG em Ciência da Computação da UFPA

• Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 15h09

Prêmio Ibero

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi destaque na cidade do Rio de Janeiro durante o XXI Workshop de Engenharia de Requisitos (WER 2018), ao ter um professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFPA, com o seu aluno de mestrado premiados pelo congresso. O evento, em sua 21ª edição, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em coorganização com o Centro de Informática (CIn) da UFPE e com o apoio da Faperj, apresentou como tema: "Um Estudo de Caso de Aplicação de um Método Ágil para Desenvolvimento de Requisitos de Software: O REACT”.

Ocorrido no mês de setembro, o congresso, destinado a alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais, teve como objetivo promover a cooperação entre as instituições dos países ibero-americanos na área de Engenharia de Requisitos. A premiação Best Paper in 2018 on the WER revelou como vencedores o professor doutor Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPA, e o aluno de mestrado Bruno Santos, pelo trabalho “Um Estudo de Caso de Aplicação de um Método Ágil para Desenvolvimento de Requisitos de Software: O REACT”, inscrito na categoria Artigo Completo.  Este trabalho é parte da dissertação de mestrado orientada pelo professor Sandro Bezerra, de seu aluno Bruno Santos.

Sobre a pesquisa – A pesquisa premiada apresentou o relato de um estudo de caso sobre a aplicação do Requirements Evolution in Agile ContexT (REACT), um método ágil para o desenvolvimento de requisitos de software, em um ambiente real de desenvolvimento de software. Este estudo de caso avaliou as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças relacionadas com os ativos que compõem o REACT (artefatos, ciclo de vida, papéis e cerimônias).

Entre os resultados, observou-se que o REACT foi efetivo, simples de usar, fortemente colaborativo, suitable, centrado no usuário e orientado a metas. Os resultados contribuem para a indústria de software, fornecendo um relato de experiência sobre o uso de um método ágil para o desenvolvimento de requisitos de software, o qual pode servir de referência para organizações que buscam a adoção de métodos ágeis relacionados com a área de requisitos, assim como prover à comunidade científica melhor entendimento empírico do relacionamento entre requisitos e métodos ágeis.

Reconhecimento - Para o professor doutor Sandro Bezerra, a premiação ajuda a disseminar o conhecimento produzido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), no contexto do desenvolvimento de software para a indústria e a Academia. “Inicialmente, para enfatizar a importância da Região Norte do Brasil em pesquisas científicas no contexto de Qualidade de Software e mostrar a qualidade das pesquisas realizadas pela UFPA, em especial as desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores pertencentes ao Projeto de pesquisa SPIDER da UFPA. Adicionalmente, esta premiação consolida o grau de qualidade do ensino e da pesquisa fornecido pelos docentes do PPGCC/UFPA para seus discentes e para a comunidade de Tecnologia da Informação do mundo”, afirmou o professor.

Como parte da premiação, o trabalho será convidado para publicação em uma revista de circulação internacional, o Cadernos do IME – Série Informática, com foco na divulgação técnica e científica dos trabalhos desenvolvidos pelo Brasil, pela Espanha e por Portugal.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA